Fornecedores da Zona Franca de Manaus têm direito ao Reintegra

Data:

Vender para o polo industrial equivale a exportar para o exterior

Quem vende para Zona Franca de Manaus também tem direito ao benefício fiscal Reintegra. Assim, os fornecedores de bens industrializados do polo industrial podem pleitear a devolução de até 3% do valor vendido.

insenção
Crédito:s Thailand Photographer. | iStock

A desoneração é exclusiva de quem exporta produtos para fora do Brasil. Para efeitos fiscais, vendas para a Zona Franca equivalem a vender para o exterior, conforme estabelecido pelo Decreto-Lei 288/1967.

O entendimento, por maioria, é da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O colegiado manteve acórdão do Tribunal Regional da 4ª Região. Segundo a relatora do recurso, ministra Regina Helena Costa, a decisão está alinhada aos objetivos para a criação da Zona Franca, desenvolver um centro industrial no interior da Amazônia.

No voto, a magistrada destacou que a lei iguala o comércio de bens para a área da Zona Franca de Manaus a um território estrangeiro.

"A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça firmou-se no sentido de que a venda de mercadorias para empresas estabelecidas na Zona Franca de Manaus equivale à venda efetivada para empresas estabelecidas no exterior, para efeitos fiscais, razão pela qual a contribuinte faz jus ao benefício instituído no Reintegra", afirmou.

REsp 1679681
Clique aqui para ler o acórdão.

Notícia produzida com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Saiba mais:

Rakal Daddio
Rakal Daddio
Jornalista com quase 10 anos de carreira. Passagens por agências e meios de comunicação. É repórter do Juristas desde 2019.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.