ITI apoia desburocratização para registro de empresas proposta pela MP 876/2019

Data:

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação
Créditos: Reprodução

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI participou, nesta terça-feira, 21 de maio, de audiência pública na Comissão Mista que analisa a Medida Provisória – MP 876/2019. A MP prevê a desburocratização e simplificação do registro de empresas, objetivando a melhoria do ambiente de negócios no Brasil, que atualmente ocupa a 140ª posição na classificação de facilidade para abertura de empresas do relatório Doing Business, elaborado pelo Banco Mundial em avaliação do mercado de 190 países.

Para o avanço brasileiro neste cenário, a implementação do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil é forte aliado. O assessor especial do ITI Ruy Ramos defendeu na comissão que o certificado digital é a mais segura tecnologia para autenticação da pessoa, garantindo confidencialidade, integridade, não-repúdio da manifestação de vontade, culminando com a plena validade jurídica dos atos assinados em ambiente digital. “Enquanto a solicitação de alguns serviços necessitam apenas de um login e senha, outros demandam a segurança do certificado digital, validando a vontade do empresário e as demais consequências jurídicas, como no mundo analógico”, pontuou.

A MP 876 prevê o registro automático nas juntas comerciais de firmas constituídas como Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Sociedade Limitada (LTDA), quando preenchidos determinados requisitos. A proposta ainda estabelece que a declaração do advogado ou contador da empresa passa a ter fé pública, excluindo, assim, a necessidade de cópia autenticada do documento entregue.

A representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Layla da Silva, destacou que atualmente, juntas comerciais como as dos estados do Ceará e de Roraima já trabalham com registros automáticos por vias de soluções tecnológicas como o uso do certificado digital para garantir a segurança e validade jurídica dos atos digitais. São exemplos de serviços oferecidos virtualmente o registro de empresas, emissão de certidão e autenticação de livros.

A MP ainda será discutida em mais uma audiência pública e deve receber o parecer da comissão mista até 11 de julho. Depois, será enviada à Câmara dos Deputados e, se aprovada, ao Senado.

Ainda participaram da audiência pública representantes da Receita Federal; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Departamento de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia; da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia; e da Associação dos Notários e Registradores do Brasil.

Notícia retirada do portal da Associação das Autoridades de Registro do Brasil - AARB.

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministros do STJ confirmam presença no VI Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial da OAB-MT

Cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmaram presença no VI Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). O evento, em parceria com a Comissão de Falência e Recuperação Judicial e a Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), promete ser um marco para o debate e a atualização sobre temas relevantes na área.

Lançamento do Livro "Direito Federal Brasileiro" em Homenagem aos Ministros do STJ

O Instituto Luiz Mario Moutinho e a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) promovem o lançamento do livro "Direito Federal Brasileiro", no próximo dia 4 de abril 2024. O evento acontece no auditório da ESMAPE - Escola Judicial de Pernambuco, das 17h às 19h.

Instituto Luiz Mário Moutinho e ESMAPE realizam em abril o 1º Seminário Pernambucano sobre Judicialização da Saúde Suplementar

O Instituto Luiz Mário Moutinho e a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), realizam no dia 5 de abril de 2024, o 1º Seminário Pernambucano sobre Judicialização da Saúde Suplementar. O evento, que tem como tema "A Judicialização da Saúde Suplementar: Segurança Jurídica e Sustentabilidade Econômica e Financeira do Sistema", acontece das 08h às 13h, na ESMAPE - Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n - Ilha Joana Bezerra, Recife - PE.

Juristas Academy anuncia expansão de serviços para atender à demanda por educação jurídica

A Juristas Academy anunciou nesta terça-feira (19) uma expansão de seus serviços, para atender à demanda crescente por educação jurídica especializada e flexível. A instituição, reconhecida por sua excelência e inovação no campo do direito, está introduzindo uma série de programas personalizados destinados a profissionais do direito, estudantes e organizações jurídicas.