Como a busca por linguagem natural está mudando a cara da pesquisa jurídica?

17
legaltech
Créditos: Phonlamai Photo | iStock

Para entender como a inteligência artificial está mudando a pesquisa legal, é importante entender o aprendizado de máquina, o processamento da linguagem natural e outros fundamentos da IA. A partir dessa base, é possível discutir o modo de implantação desses sistemas no sentido de melhorar a pesquisa jurídica. Quais são os fundamentos da pesquisa em linguagem natural e como ela melhora as consultas jurídicas e os resultados da pesquisa legal? Tomamos como base a inteligência artificial da ROSS para responder às questões.

‍Processamento de linguagem natural

O processamento de linguagem natural (PLN) da ROSS permite que os advogados façam perguntas de pesquisa como se estivessem fazendo-a a um colega. Ter um sistema que compreenda e que possa alavancar o contexto semântico e sintático da consulta aprimorará a pesquisa jurídica e os resultados de pesquisa.    

Uma consulta otimizada com a ajuda da PLN mostrará as decisões mais precisas e relevantes, porque o sistema foi avaliado com as consultas anteriores que geraram os melhores resultados de pesquisa legais. Como o sistema analisou toda a jurisprudência relevante, a assistência de consultas otimizadas fornecerá alto recall (a porcentagem de decisões relevantes retornadas) e alta precisão (a porcentagem do total de decisões retornadas relevantes).

O sistema permite que as consultas de PLN sejam digitadas em um mecanismo de pesquisa, faladas em voz alta com pesquisa por voz ou colocadas como uma pergunta para um assistente digital. O objetivo é fazer com que as interações se pareçam exatamente com as interações entre os humanos.

Áreas que conduzem o PLN

As quatro áreas que conduzem o PLN são reconhecimento, compreensão, geração e síntese de fala.

  • A compreensão da linguagem natural (CLN) é mais estreita de propósito do que a PLN, pois se concentra principalmente na compreensão de leitura de máquina, fazendo com que o computador compreenda o que realmente significa um corpo de texto. Afinal, se uma máquina não puder compreender o conteúdo, ela não poderá processá-lo;
  • A geração de linguagem natural (GLN) é outro subconjunto da PLN, que transforma dados em narrativas e relatórios expressos em linguagem de fácil leitura;
  • Reconhecimento de fala (RF) compreende ou transcreve a linguagem falada;
  • Síntese de Fala (SF) em narrativas e relatórios fáceis de ler.

 

Funcionamento da busca por linguagem natural no ROSS

pesquisa jurídica
Créditos: Phonlamai Photo | iStock

Imagine que o advogado faz uma consulta para encontrar casos relevantes. O sistema PLN interpreta a consulta e “combina” com o texto legal. Conforme ele digita, a consulta é processada instantaneamente em três níveis: sintaxe (compreensão da gramática), semântica (compreensão do significado) e pragmática (compreensão do contexto do texto).

Em milissegundos, o sistema realiza o processamento de três níveis e avalia:

  1. Representações da linguagem: representando o significado das palavras, o que torna a correspondência muito mais fácil.
  2. Recursos lingüísticos: uso de alternativas que ajudam na complexidade da consulta. Uma categoria “principal” é substantivo, mas também se considera pessoa e número, pluralidade, tempo.
  3. Sugestões de termos jurídicos: auxilia os usuários a escreverem consultas melhores que incorporem o contexto legal.
  4. Expansões da consulta: fornece consultas alternativas aos usuários com base em uma análise global. Isso pode ser combinado com sugestões de termos legais.
  5. Simplificações: fornece aos usuários feedback sobre suas consultas, tentando eliminar a complexidade.

O sistema contém milhões de decisões legais e centenas de milhões de passagens que já foram processadas por algoritmos de aprendizado de máquina. A captura de dados legais acontece diariamente. Os algoritmos são treinados a partir de um corpo de consultas e decisões legais. Uma vez que os algoritmos atendam aos limites estatísticos aceitáveis, eles são liberados para realizar buscas em milhões de decisões e centenas de milhões de passagens.

É uma enorme vitória quando os advogados podem usar seus conhecidos músculos da fala ou da escrita para recuperar decisões de maneira rápida, abrangente e precisa. Quando a PLN é feita corretamente, é uma ferramenta poderosa para a pesquisa jurídica.

(Artigo produzido com informações da Ross Intelligence)

DEIXE UMA RESPOSTA