Decisões que determinavam fornecimento de tratamento a hemofílicos do DF são suspensas

Data:

Decisões que determinavam fornecimento de tratamento a hemofílicos do DF são suspensas
Créditos: Shidlovski | iStock

As decisões do TJDFT que determinavam que o Governo do Distrito Federal deveria fornecer tratamento em quantidades superiores ao protocolo padrão do SUS a pacientes com hemofilia tipo A foram suspensas pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli.

A decisão foi tomada na Suspensão de Liminar (SL) 1022, porque o ministro, ao acolher pedido do Governo do DF, entendeu que mantê-las implicaria violação à ordem público-administrativa e à ordem econômica. Ele ainda determinou a adoção do protocolo do Ministério da Saúde para os pacientes hemofílicos do DF, exceto se necessária terapia diversa devidamente comprovada por junta médica oficial. As decisões ficarão suspensas até o trânsito em julgado dos processos

O caso envolve a quantidade do Fator VIII de coagulação prescrita para o tratamento, prescrita por uma médica da rede pública, em doses maiores do que o protocolo do SUS, a um grupo de pacientes, que pleiteou o fornecimento na Justiça. O estado questiona a validade do tratamento e alega contrariedade aos protocolos médicos nacionais e internacionais de tratamento da hemofilia.

Ao ajuizar a STL 1022, o governo do DF alegou ausência de comprovação científica acerca da eficácia do tratamento prescrito, que possui altos custos. Disse que as decisões do TJDFT impõe grave lesão à ordem, à saúde e à economia públicas e tem potencial efeito multiplicador das demandas.

O ministro acatou o argumento do governo estadual sem adentrar no exame das divergências sobre a eficácia do tratamento. Disse que a Corte já deliberou sobre o assunto e concluiu que “o fornecimento de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possui na atualidade um regramento de ordem técnica e administrativa voltado a assegurar o acesso dos usuários às tecnologias de saúde com sustentabilidade do sistema”.

Ele pontuou que, conforme Lei 12.401/2011, “a incorporação de novas tecnologias no SUS constitui, portanto, processo rigoroso de busca por evidências científicas das novas tecnologias, capazes de balizar com razoável certeza (eficácia, segurança e efetividade) e custo justificável (custo-efetividade) as decisões a serem adotadas pelo Sistema”.

No caso, ressaltou que é prematuro avaliar o procedimento médico pleiteado, mas que a tecnologia adotada pelo SUS e o protocolo padrão são aprovados científica e internacionalmente.

Assim, entendeu que “Impor o fornecimento de terapia medicamentosa diversa – mais custosa, inclusive – implicaria violação à ordem administrativa, seja pela inversão dos papéis na adoção de nova tecnologia (privilegiando-se a prescrição médica em detrimento da revisão sistemática), seja pela imposição de maior custo para obtenção de resultado clínico aparentemente semelhante”.

(Com informações do Supremo Tribunal Federal)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

STJ concede liminares para cultivo doméstico de cannabis medicinal sem risco criminal

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes, em exercício da presidência, deferiu liminares para garantir que duas pessoas com necessidades médicas comprovadas possam cultivar plantas de Cannabis sativa em suas residências sem enfrentar risco de sanção criminal.

Marcos legais do direito de saúde brasileiro serão tema de curso na Universidade de Coimbra

De 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024, a Universidade de Coimbra sediará o Curso de Direito da Regulação e da Concorrência em Saúde, focando nos principais marcos legais brasileiros relacionados a medicamentos, planos de saúde, direito da concorrência, responsabilidade civil, e processo administrativo regulatório.

Terceira seção do STJ concede salvo-conduto para cultivo de cannabis medicinal

A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou, por maioria, a concessão de salvo-condutos que protegem pacientes que cultivam cannabis sativa para extração de óleo com fins medicinais. Esta decisão, baseada em jurisprudência consolidada, visa garantir que esses pacientes não enfrentem sanções criminais pelo cultivo doméstico da planta.

Conselho Federal de Medicina estabelece novas regras para publicidade médica no Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou uma série de regras que regem a publicidade feita por médicos em todo o Brasil, em uma coletiva de imprensa realizada em Belo Horizonte nesta terça-feira (12). A nova resolução busca estabelecer diretrizes claras para a comunicação dos profissionais de saúde, abordando várias questões cruciais relacionadas à publicidade médica.