Crianças acessam bate-papos não autorizados em falha do Facebook

59
Crianças acessam bate-papos não autorizados em falha do Facebook
Créditos: sefa ozel | iStock

Após uma falha do aplicativo Messenger Kids, do Facebook, crianças entraram em bate-papos com estranhos. O aplicativo permite que os pais controle com quem as crianças podem conversar, mas a falha permitiu que essa proteção fosse evitada.

O Facebook não fez nenhuma declaração pública sobre o problema, mas fechou os bate-papos em grupo e alertou usuários sobre a falha por meio de um comunicado que dizia: “Olá [responsável]. Encontramos um erro técnico que permitiu que o [usuário] criasse um bate-papo em grupo com [criança] e um ou mais amigos. Queremos que você saiba que desativamos esse bate-papo em grupo e estamos garantindo que conversas como essa não serão permitidas no futuro. Se você tiver dúvidas sobre o Messenger Kids e a segurança on-line, visite nossa Central de Ajuda e o controle dos pais do Messenger Kids. Nós também apreciamos o seu feedback”.

A autenticidade desse comunicado foi confirmada pela própria rede social, que disse ter enviado o alerta para milhares de usuários nos últimos dias. “Recentemente notificamos alguns pais de usuários da conta do Messenger Kids sobre um erro técnico que detectamos que afetou um pequeno número de conversas em grupo. […]. Nós desativamos as conversas afetadas e fornecemos aos pais recursos adicionais no Messenger Kids e na segurança online.”

Alguns grupos defensores da privacidade já acusaram o aplicativo de violar a regulamentação norte-americana que protege a privacidade infantil na internet, conhecida como COPPA (Children’s Online Privacy Protection Act).

(Com informações do Olhar Digital)

DEIXE UMA RESPOSTA