Anatel proíbe ligação para o próprio número após ataque de hacker

265
anatel
Créditos: ChesiireCat | iStock

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a correção da brecha na rede que permitiu o acesso de hackers à caixa postal de seus alvos. Agora, já não é mais possível ligar para o seu próprio número de telefone, forma como os criminosos acessavam a caixa postal e obtinham o código de ativação do serviço Telegram Web. A possibilidade não era considerada uma falha, mas um padrão de rede utilizado em outros países.

As empresas de telefonia deverão também reforçar ações de incentivo aos usuários a adotarem senha para acesso da caixa postal. Outras campanhas de conscientização também estão na mira da agência.

Apesar de não ter poder sobre aplicativos de mensagem, a Anatel pode tomar medidas em relação às teles. Essa foi a primeira ação adotada após envio de ofício pela Polícia Federal à Anatel informando o modus operandi do grupo responsável pelos ataques virtuais.

Campanhas de conscientização 

Até o momento, quatro pessoas foram presas pelo envolvimento na invasão do celular de autoridades, incluindo o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sérgio Moro. 

(Com informações do Estadão)

DEIXE UMA RESPOSTA