Criminalista Yuri Sahione vai palestrar em evento internacional de compliance

Data:

O encontro será realizado dia 19 de agosto na sede da Escola de Direito da FGV, no Rio de Janeiro

Criminalista Yuri Sahione vai palestrar em evento internacional de compliance | Juristas
Créditos: oatawa | iStock

O criminalista Yuri Sahione, presidente da Comissão de Compliance da OAB e sócio do escritório Sahione Advogados, vai palestrar dia 19 de agosto no evento internacional “Compliance Corporativa: Promovendo Transparência e Responsabilidade nos Negócios”, que será realizado na Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV).

O evento contará com a participação de renomados especialistas do Brasil e do exterior e tem como propósito discutir desafios contemporâneos que acompanham o desenvolvimento das práticas de combate à corrupção nas empresas. A abertura das atividades será feita pelo vice-diretor da FGV Direito, Antonio José Maristrello Porto, e pelo Adido Cultural do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Kevin Brosnahan.

A mesa de debates contará também com a participação do especialista em Ética e Compliance Barney Rosenberg, presidente da Ethics Line LLC. O encontro é organizado pela FGV Direito Rio em parceria com o Consulado Americano, o Instituto Ethos e o Instituto de Compliance Rio.

Segundo o advogado e professor Yuri Sahione, os programas de compliance são cada vez mais comuns em países onde políticas de enfrentamento da corrução vêm ganhando força. No Brasil, a Lei Anticorrupção nº 12.846-13, que completa seis anos este mês, instituiu o compliance no cenário nacional.

“Passados seis anos, os programas em grandes empresas já são realidade. Na administração pública, três estados (Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás) já possuem leis que exigem programa de integridade das pessoas jurídicas que pretendam fazer negócios com a administração. A expectativa é que a iniciativa seja seguida também por outras unidades da federação nos próximos meses”, ressalta.

O surgimento de programas de compliance corporativa pode sinalizar um movimento para promoção de práticas de retidão e responsabilidade nos negócios. “Conforme o combate à corrupção segue avançando no Brasil, um novo paradigma de comportamento se impõe ao mundo dos negócios. Programas de compliance, impulsionados pela Lei Anticorrupção, são cada vez mais comuns, mas é necessário ir além da criação formal destes programas para promover efetivamente uma cultura de integridade e transparência nas empresas brasileiras”, defende Sahione.

Serviço:

Local: Sede FGV

Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, 12º andar

Data: 19 agosto

Horário: 15h30 às 17h30

Informações: [email protected]

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Professor e Desembargador do TRT-SP, Homero Batista, lança "CLT Comentada 2024"

O tão aguardado "CLT Comentada 2024", do renomado professor da USP e Desembargador do TRT de São Paulo, Homero Batista, finalmente chegou às prateleiras. A obra, que traz comentários sintéticos e fundamentais para a compreensão do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, representa um balanço dos quase sete anos da Reforma Trabalhista e do legado da legislação emergencial da pandemia.

Centrais de Atendimento do PJe e Links de Acesso

Centrais de Atendimento do PJe e Links de Acesso Nesse...

Portal Juristas possui Dicionário Jurídico com Mais de 4 Mil Verbetes: Ferramenta Essencial para Operadores do Direito

Em um avanço significativo para a comunidade jurídica, o Portal Juristas anunciou que seu dicionário jurídico agora conta com mais de 4 mil verbetes. Esta expansão torna a ferramenta uma das mais completas e indispensáveis para advogados, juízes, promotores e todos os profissionais envolvidos no universo do direito.

5ª Edição do International Insolvency Law Conference: um encontro de destaques no campo jurídico internacional

Estão oficialmente abertas as inscrições para a 5ª Edição do International Insolvency Law Conference, um evento imperdível que reunirá profissionais e pesquisadores de destaque no campo da insolvência empresarial. Marcado para os dias 7 e 9 de março, este congresso promete ser um ponto de convergência para diálogos significativos e análises profundas sobre temas cruciais relacionados à recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência, tanto em âmbito nacional quanto internacional.