Criminalista Yuri Sahione vai palestrar em evento internacional de compliance

228

O encontro será realizado dia 19 de agosto na sede da Escola de Direito da FGV, no Rio de Janeiro

Criminalista Yuri Sahione vai palestrar em evento internacional de compliance | Juristas
Créditos: oatawa | iStock

O criminalista Yuri Sahione, presidente da Comissão de Compliance da OAB e sócio do escritório Sahione Advogados, vai palestrar dia 19 de agosto no evento internacional “Compliance Corporativa: Promovendo Transparência e Responsabilidade nos Negócios”, que será realizado na Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV).

O evento contará com a participação de renomados especialistas do Brasil e do exterior e tem como propósito discutir desafios contemporâneos que acompanham o desenvolvimento das práticas de combate à corrupção nas empresas. A abertura das atividades será feita pelo vice-diretor da FGV Direito, Antonio José Maristrello Porto, e pelo Adido Cultural do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Kevin Brosnahan.

A mesa de debates contará também com a participação do especialista em Ética e Compliance Barney Rosenberg, presidente da Ethics Line LLC. O encontro é organizado pela FGV Direito Rio em parceria com o Consulado Americano, o Instituto Ethos e o Instituto de Compliance Rio.

Segundo o advogado e professor Yuri Sahione, os programas de compliance são cada vez mais comuns em países onde políticas de enfrentamento da corrução vêm ganhando força. No Brasil, a Lei Anticorrupção nº 12.846-13, que completa seis anos este mês, instituiu o compliance no cenário nacional.

“Passados seis anos, os programas em grandes empresas já são realidade. Na administração pública, três estados (Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás) já possuem leis que exigem programa de integridade das pessoas jurídicas que pretendam fazer negócios com a administração. A expectativa é que a iniciativa seja seguida também por outras unidades da federação nos próximos meses”, ressalta.

O surgimento de programas de compliance corporativa pode sinalizar um movimento para promoção de práticas de retidão e responsabilidade nos negócios. “Conforme o combate à corrupção segue avançando no Brasil, um novo paradigma de comportamento se impõe ao mundo dos negócios. Programas de compliance, impulsionados pela Lei Anticorrupção, são cada vez mais comuns, mas é necessário ir além da criação formal destes programas para promover efetivamente uma cultura de integridade e transparência nas empresas brasileiras”, defende Sahione.

Serviço:

Local: Sede FGV

Endereço: Praia de Botafogo, 190 – Botafogo, 12º andar

Data: 19 agosto

Horário: 15h30 às 17h30

Informações: diretorio@fgv.br

DEIXE UMA RESPOSTA