Carsharing – Você já pensou em compartilhar um carro?

295
Compartilhamento de carro
Créditos: ricochet64 / iStock

Se você possui um blog voltado para o tema trânsito, é importante contar com um bom nome de domínio para o seu projeto online. Lembre-se que efetuar o registro do domínio do seu site ou blog traz mais credibilidade para o seu espaço na web, caso você ainda não tenha o seu clique aqui para registrar. 

Isso porque as pessoas que acessarem o seu blog e verem que possui um domínio próprio irão concluir que você tem o objetivo de manter um espaço de qualidade na internet.

Mas além de ter um bom nome de domínio, é importante que você traga para o seu blog de trânsito temas relevantes. É dessa maneira, investindo em conteúdo de qualidade, que o seu blog vai assegurar um tráfego satisfatório.

Nesse caso, um dos temas que hoje em dia pode gerar uma boa repercussão entre o seu público é o Carsharing que, conforme o próprio nome indica, é uma referência ao serviço de “compartilhamento de carro”.

De uma forma geral, esse tipo de serviço funciona permitindo que as pessoas usufruam, por um curto período de tempo, de carros que empresas especializadas em Carsharing disponibilizam para elas.

O Carsharing não é exatamente o aluguel convencional de veículos. Ele funciona muito mais como uma partilha de carros, pois em muitos casos os automóveis ficam disponíveis em determinados pontos da cidade.

Sendo assim, as reservas, o recebimento e a também devolução dos veículos são realizadas pelo motorista no local onde o cliente anterior deixou.

Vantagens do Compartilhamento de Carros

Um dos pontos interessantes desse serviço é que o serviço de Carsharing pode ser feito de modo B2B, ou seja, entre empresas. Porém, também pode ser feito do modo B2C. 

Nesse último caso, uma empresa é dona de vários veículos e os coloca disponíveis para as pessoas por meio de um aplicativo.

O sistema de Carsharing, para muitas pessoas, não é apenas um tipo de serviço, mas sim, é também algo muito mais amplo, que faz parte de um conceito conhecido como “economia compartilhada”.

Além disso, esse conceito de compartilhamento de automóveis já era realizado em meados do século passado na Bélgica. Porém, gradativamente ele foi sendo difundido em outros países da Europa e mais tarde chegou aos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, apenas recentemente a atuação do Carsharing chegou, mais especificamente em algumas capitais, como São Paulo e Fortaleza. Veja a seguir alguns benefícios que o Carsharing proporciona. 

Mais economia

Para quem não quer gastar muito em combustível hoje em dia, de vez em quando pode optar por um Carsharing. No final do mês você vai concluir que, graças a esse serviço, você vai ter mais dinheiro na carteira.

Além disso, esse serviço é uma alternativa para quem não quer arcar com os custos de comprar um carro novo, por exemplo.

Outro ponto importante provocado pelo Compartilhamento de Carros é uma ampliação do espaço público, pois com um pouco menos de automóveis circulando, não há necessidade de tantos estacionamentos.

Mais calma no trânsito

Com mais pessoas adotando o Carsharing, as ruas não estarão tão cheias de carros, trazendo um pouco de alívio para algo que hoje em dia é fonte de irritação para muita gente: o caos no trânsito.

Além disso, o número de engarrafamentos e de acidentes também tem a tendência de diminuir.

Mais ar puro para as grandes cidades

O compartilhamento de carros também reduz a necessidade de que todas as pessoas necessitam ter um automóvel para suprir as necessidades de transporte diário. 

Isso já contribui para que menos veículos circulem pelas ruas, diminuindo com isso a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Empresas no segmento do Carsharing

Hoje em dia quando sem fala em Compartilhamento de Carro no Brasil é impossível não mencionar a Zazcar, que é uma das pioneiras do ramo em nosso país.

No entanto, para você ver como o Carsharing tem tudo para crescer ainda mais entre os brasileiros, é interessante mencionar outras empresas que também oferecem o serviço. 

VAMO

Um dos grandes diferenciais da VAMO é o seu perfil ecologicamente sustentável, pois ela prioriza a utilização de carros elétricos, concebidos para não prejudicarem o meio ambiente.

Moobie

É um serviço de Carsharing destinado para aquelas pessoas que querem alugar o seu carro de forma temporária para quem está necessitando de um.

O Moobie representa uma maneira vantajosa tanto para quem está com um carro parado na garagem e quer obter uma renda extra, quanto para quem não tem carro e precisa por um determinado período de tempo.

Conclusão

O Carsharing faz parte do conceito de economia compartilhada, algo que é muito difundido nos dias de hoje e que traz várias vantagens para o dia a dia de muitas pessoas. 

Portanto, para quem aí ainda tem dúvidas sobre como pode contribuir um pouco para trazer ao cotidiano moderno um pouco de sustentabilidade e economia, a dica é utilizar (e também compartilhar) a ideia do Carsharing.

Estacionamento para Carshare - Carsharing
Créditos: Tim Allen / iStock

DEIXE UMA RESPOSTA