Europa exigirá permissão de brasileiros a partir de 2021

81
Europa exigirá permissão de brasileiros a partir de 2021
Créditos: Alxey Pnferov | iStock

Para “melhorar a segurança interna, prevenir a imigração ilegal, proteger a saúde pública e reduzir os atrasos nas fronteiras”, a Comissão Europeia exigirá dos brasileiros e de outros cidadãos de 14 países da América Latina uma permissão da União Europeia em suas viagens de turismo, negócios, para cuidados médicos ou se precisarem de uma conexão na Europa.

O Etias (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) não é um visto, mas uma autorização que os viajantes devem obter ao fazer seus planos de viagem para o Espaço Schengen (incluem 26 países, mas não inclui o Reino Unido). Atualmente, os cidadãos de países da América Latina que não precisam de visto podem viajar livremente entre esses países. O Etias passa a ser um requisito obrigatório para entrar neste espaço.

Para obter o Etias, é preciso informar vários dados pessoais e outras informações, além de responder a um questionário de segurança. Para maiores de 18 anos, é cobrada uma taxa de 7 euros. O processo de solicitação e obtenção acontece em minutos, mas, caso seja necessária uma consulta adicional, o processo levará de 96 horas a duas semanas.

Em comunicado, o Conselho Europeu disse que, “antes do embarque, as companhias aéreas e marítimas terão a obrigação de verificar se os cidadãos de países sujeitos a uma autorização possuem um Etias válido”. 

A autorização será válida por três anos, mas será cancelada se o passaporte do candidato expirar.

(Com informações do Uol)

DEIXE UMA RESPOSTA