TJPB e Unifacisa debatem sobre criação de Central de Juizados em Campina Grande

Data:

Criação de Central de Juizados Especiais na Comarca de Campina Grande (PB)

Campina Grande - Unifacisa - TJPB - Juizado Especial
Créditos: artisteer / iStock

PJE 2.0 do TJPBO juiz diretor do Fórum Affonso Campos (Campina Grande - PB), Gustavo Pessoa Tavares de Lyra, e o diretor do Centro Universitário Unifacisa, Dalton Gadelha, reafirmaram o convênio entre o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) e a instituição de ensino superior, em reunião realizada no dia 27 de agosto de 2019.

A parceria, que já garante o funcionamento do Núcleo Jurídico do 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Campina Grande, deverá ser estendida em prol da criação de uma Central de Juizados Especiais na mesma comarca, que abrangerá, ainda, o 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis.

Na reunião, o magistrado Gustavo Tavares de Lyra detalhou a necessidade e os benefícios da extensão do convênio com a Unifacisa ao afirmar:

“A Unifacisa é nossa parceira de longa data. Buscamos chegar a um consenso sobre a extensão dessa parceria de forma que a gente consiga ter uma Central dos Juizados na Comarca de Campina Grande, já com um cartório unificado, a fim de possibilitar uma ampliação da estrutura de aprendizado aos alunos, promover uma melhor apresentação e unificação de local de atendimento e de procedimentos, para que o cidadão seja melhor assistido”.

O juiz de direito destacou também os excelentes resultados já comprovados com a colaboração efetiva do Núcleo de Prática Jurídica. “O 3º Juizado, hoje, apresenta uma excelente produtividade, baixa um número significativo de processos e dá uma resposta rápida à comunidade. Queremos que os outros juizados também tenham esse nível de excelência.”

Centro Universitário UnifacisaPara o diretor da Unifacisa, Dalton Gadelha, a prática jurídica é a base para o efetivo conhecimento do alunado. Na oportunidade, aindaavaliou os frutos do convênio para o próprio jurisdicionado. “A academia sempre esteve vinculada à Justiça na busca da melhoria tanto dos serviços quanto da formação dos nossos alunos. Nada mais justo que continuarmos a parceria”, destacou.

O convênio para ampliação das atividades está em fase de avaliação, devendo ser firmado no mês de outubro deste ano, para início da execução já no mês de fevereiro de 2020, conforme adiantaram os gestores.

(Com informações de Carolina Correia da Ascom do TJPB)

Juizados Especiais de Campina Grande - TJPB - Unifacisa
Créditos: artisteer / iStock

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Abril Azul: Conscientização e combate à discriminação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) está engajado na campanha Abril Azul, que visa sensibilizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição de neurodesenvolvimento que afeta principalmente a comunicação e a interação social. A campanha tem como meta a inclusão dos aproximadamente 2 milhões de brasileiros autistas e a luta contra os estigmas associados a esse transtorno, enfatizando a eliminação da discriminação.

Ministros do STJ confirmam presença no VI Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial da OAB-MT

Cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmaram presença no VI Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). O evento, em parceria com a Comissão de Falência e Recuperação Judicial e a Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), promete ser um marco para o debate e a atualização sobre temas relevantes na área.

Lançamento do Livro "Direito Federal Brasileiro" em Homenagem aos Ministros do STJ

O Instituto Luiz Mario Moutinho e a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) promovem o lançamento do livro "Direito Federal Brasileiro", no próximo dia 4 de abril 2024. O evento acontece no auditório da ESMAPE - Escola Judicial de Pernambuco, das 17h às 19h.

Instituto Luiz Mário Moutinho e ESMAPE realizam em abril o 1º Seminário Pernambucano sobre Judicialização da Saúde Suplementar

O Instituto Luiz Mário Moutinho e a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), realizam no dia 5 de abril de 2024, o 1º Seminário Pernambucano sobre Judicialização da Saúde Suplementar. O evento, que tem como tema "A Judicialização da Saúde Suplementar: Segurança Jurídica e Sustentabilidade Econômica e Financeira do Sistema", acontece das 08h às 13h, na ESMAPE - Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n - Ilha Joana Bezerra, Recife - PE.