Servidora ativa diagnosticada com câncer não pode pedir isenção de imposto de renda

Data:

servidora ativa
Créditos: megaflopp | iStock

O recurso da Fazenda Nacional que pretendia a reforma da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que reconheceu a não incidência de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) sobre rendimentos de servidora pública federal diagnosticada com câncer de mama, foi parcialmente provido pela 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Narram os autos que, em virtude do câncer, a servidora pública federal solicitou a isenção do Imposto de Renda sobre seus vencimentos, bem como a restituição das quantias pagas indevidamente desde 2005, quando foi diagnosticada com a doença. Apesar da negativa em primeira instância, o TRF1 entendeu a tributação de IR Pessoa Física dos rendimentos da mulher, portadora de neoplasia maligna, deve ser afastada. 

A Fazenda Nacional apresentou recurso ao STJ pedindo a reforma do acórdão. A FN alegou que a contribuinte se encontra em pleno exercício de suas funções, e a lei que fixa a isenção de IR para portadores de neoplasia maligna não deve ser aplicada ao seu caso, pois a isenção é exclusivamente aplicada a aposentados e pensionistas.

Decisão do STJ

O ministro Og Fernandes, relator do recurso, trouxe à tona a disposição da legislação no sentido de que apenas inativos ou pensionistas portadores de doenças graves podem solicitar a isenção do IR sobre seus vencimentos.

Ele frisou: "A orientação desta Corte Superior é no sentido de que a isenção tributária prevista no artigo 6º da Lei 7.713/1988 alcança somente os proventos daqueles portadores de moléstia grave que se encontrem em inatividade".

E deu parcial provimento ao recurso para restabelecer a sentença que negou o pedido, salientando que a servidora pública não poderia solicitar a isenção por não estar aposentada.

(Com informações do Superior Tribunal de Justiça)

Leia também:          

 

Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Acesse a plataforma de assinatura de documentos com certificado digital de maneira fácil e segura.

Siga o Portal Juristas no Facebook, Instagram, Google News, Pinterest, Linkedin e Twitter

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TRF1 mantém decisão favorável à Caixa Econômica Federal e incorporadora em caso de cobrança de "Juros de Obra"

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) confirmou a sentença em favor da Caixa Econômica Federal (Caixa) e de uma empresa incorporadora de imóveis, rejeitando a apelação de um indivíduo que buscava a declaração de inexistência da obrigação de pagamento de taxa de evolução de juros de obra, em contrato de compra e venda de imóvel, além da restituição dos valores pagos e indenização por danos morais.

Juiz orienta empresas sobre pedido de recuperação judicial

O juiz Leonardo Sousa de Paiva Oliveira, da Vara de Feitos Especiais da Comarca de Campina Grande, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), esclareceu os procedimentos legais para empresas que buscam entrar com um pedido de Recuperação Judicial. A iniciativa visa orientar a população sobre os processos judiciais de competência do Poder Judiciário Estadual.

Presidente Lula sanciona marco das garantias para facilitar execução de dívidas

Nesta terça-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o chamado Marco das Garantias, um projeto de lei que simplifica a execução de dívidas por bancos e permite o uso de um mesmo imóvel como garantia em mais de um empréstimo. Embora a proposta original tenha sido apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro em 2021, a administração petista de Lula endossou o projeto devido à expectativa de impacto positivo no mercado.

STF decide que falta de pagamento de parcela de dívida judicial não configura apropriação indébita

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, que a ausência de pagamento de parcelas de um acordo judicial que previa a penhora de parte do faturamento de uma empresa não constitui crime de apropriação indébita. A decisão foi proferida durante o julgamento do Habeas Corpus (HC) 215102.