TIM responderá por suposto vazamento de dados de consumidores

561
TIM responderá por suposto vazamento de dados de consumidores | Juristas
Créditos: Reprodução

A operadora TIM Celular é réu em processo administrativo iniciado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) por “suposto vazamento de dados e valores de dívidas dos consumidores por meio do serviço TIM Negocia”. O órgão integra a estrutura da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O departamento disse que “teve conhecimento por meio da mídia de suposto vazamento de dados e valores de dívidas dos consumidores por meio do serviço TIM Negocia”. A falha teria ocorrido por uma brecha na plataforma, que permite a cibercriminosos acompanhar dados pessoais e valores de dívidas de consumidor.

O órgão apontou que, conforme notícia que embasou a instauração do processo, “não se sabe por quanto tempo os hackers tiveram acesso ao sistema e nem dados de quantos clientes eles realmente conseguiram visualizar ao longo desse tempo”.

tim
Créditos: weerapatkiatdumrong | iStock

A TIM será intimada para se manifestar em sede de Defesa Administrativa e pode ser multada em aproximadamente R$ 10 milhões caso os indícios sejam confirmados. A empresa alegou que foi vítima de um ataque criminoso de hackers e que ainda não foi notificada da autuação da Senacon.

Em nota, reiterou seu compromisso com os padrões de segurança da informação e afirmou que os dados dos seus clientes estão protegidos.

(Com informações do InfoMoney)

Leia também:          

 

Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Acesse a plataforma de assinatura de documentos com certificado digital de maneira fácil e segura.

Siga o Portal Juristas no Facebook, Instagram, Google News, Pinterest, Linkedin e Twitter.   

DEIXE UMA RESPOSTA