Novo advogado deve desenvolver competências subjetivas como empatia, colaboração e inclusão, diz especialista

Data:

Tema será debatido em palestra do Aurum Summit 2019 pela advogada Larissa Wermann

Victor Fonseca, advogado especialista na área de Tecnologia e Inovação, é responsável por coordenar o ThinkFuture, o primeiro programa de inovação estruturado por um escritório full-service brasileiro. Ele será um dos destaques da quarta edição do Aurum Summit, o evento de maior destaque sobre inovação em Direito do Brasil, que acontece no dia 10 de outubro, em São Paulo. O pensamento “fora da curva” na advocacia é tema da sua palestra, que será dedicada ao profissional do setor que deseja se atualizar e se preparar para esse mercado em transição. 

Como advogado, Victor atende clientes de base tecnológica, grandes empresas interessadas em open innovation e startups. Como propósito, o profissional ajuda a construir de forma colaborativa as melhores opções para o futuro da advocacia. Para ele, a interação multidisciplinar do Direito com outras áreas, como inovação e tecnologia, é um fenômeno indiscutível, mas não é correto entendê-la como algo que substituirá os conhecimentos e habilidades tradicionais. 

“Grande parte do conhecimento necessário aos dias de hoje está nas ciências jurídicas tradicionais. O que falta é aprimorar a relação do Direito com outras áreas, não apenas à tecnologia e inovação. O novo profissional de Direito deverá se o enveredar por áreas técnicas, como PMO, gestão e contabilidade, além de desenvolver competências mais subjetivas, como empatia, colaboração, inclusão e atenção à experiência da relação cliente-fornecedor”, ressalta. 

Para o especialista, também é necessário pensar em uma mudança transversal. Em síntese, isso não significa substituir disciplinas tradicionais, como Direito Civil ou Penal, pelas inovadoras, como Direito Digital. O caminho, segundo Victor, é integrar os dois mundos, pois não necessariamente novos problemas demandam novas soluções.

A palestra do advogado no Aurum Summit 2019 promoverá uma reflexão sobre a trajetória da evolução do Direito até a atualidade, e como o profissional deve se preparar não apenas para um futuro, mas para vários futuros, de forma que essa transição signifique oportunidades e soluções para a profissão jurídica. 

“Mas precisamos ter calma e paciência. A rápida evolução que vivemos hoje não é um sinal de alerta para ‘correr para as colinas’. O ideal é olhar o momento com senso crítico para aproveitar as oportunidades”, recomenda. 

Ingresso colaborativo 

Com o propósito de fortalecer o ecossistema jurídico e criar oportunidades para quem enfrenta os primeiros desafios na carreira, a Aurum criou uma promoção especial. Quem comprar um ingresso online doará automaticamente outro do mesmo tipo a um advogado em início de carreira, sem nenhum custo adicional. Jovens advogados, com até cinco anos de OAB, podem se cadastrar na lista de participação gratuita acessando http://bit.ly/jovem-adv. A  Aurum informará por e-mail ao cadastrado quando o ingresso for disponibilizado.

Mais informações e inscrições para o Aurum Summit 2019: https://summit.aurum.com.br/

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Não configurado crime contra honra, constrangimento ou Fake News

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 3ª Vara Cível de Praia Grande, liderada pelo juiz Sérgio Castresi de Souza Castro, que rejeitou o pedido de uma prefeita para remover um vídeo crítico a ela, postado nas redes sociais por um oponente político. No vídeo, o oponente alegava que a prefeita planejava tirar férias durante um momento problemático na cidade, criticando essa atitude.

Ministros do STJ confirmam presença no VI Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial da OAB-MT

Cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmaram presença no VI Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). O evento, em parceria com a Comissão de Falência e Recuperação Judicial e a Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), promete ser um marco para o debate e a atualização sobre temas relevantes na área.

Instituto Luiz Mário Moutinho e ESMAPE realizam em abril o 1º Seminário Pernambucano sobre Judicialização da Saúde Suplementar

O Instituto Luiz Mário Moutinho e a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), realizam no dia 5 de abril de 2024, o 1º Seminário Pernambucano sobre Judicialização da Saúde Suplementar. O evento, que tem como tema "A Judicialização da Saúde Suplementar: Segurança Jurídica e Sustentabilidade Econômica e Financeira do Sistema", acontece das 08h às 13h, na ESMAPE - Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n - Ilha Joana Bezerra, Recife - PE.

5ª Edição do International Insolvency Law Conference: um encontro de destaques no campo jurídico internacional

Estão oficialmente abertas as inscrições para a 5ª Edição do International Insolvency Law Conference, um evento imperdível que reunirá profissionais e pesquisadores de destaque no campo da insolvência empresarial. Marcado para os dias 7 e 9 de março, este congresso promete ser um ponto de convergência para diálogos significativos e análises profundas sobre temas cruciais relacionados à recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência, tanto em âmbito nacional quanto internacional.