STJ concede saídas temporárias a preso bacharel para frequentar outra faculdade

Data:

STJ concede saídas temporárias a preso bacharel para frequentar outra faculdade | Juristas
Crédito:AndreyPopov

O ministro Rogerio Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu a um preso, já bacharel, o direito a saídas temporárias para frequentar uma faculdade de Taubaté (SP). Ele saiu do presídio em junho deste ano para prestar o vestibular e, após ser aprovado, se matriculou no curso para o segundo semestre letivo.

O juízo de primeiro grau entendeu que a autorização para fazer a prova não se vinculava à de frequentar as aulas e que, como ele já tinha formação superior, não haveria justificativa para seu interesse em retomar os estudos, principalmente durante o período de encarceramento. 

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão por entender que a saída para frequentar a faculdade seria prematura e que o paciente, por ter ingressado somente em março no regime semiaberto com apenas uma saída temporária, deveria ficar mais tempo nesse regime "até que possa demonstrar a devida absorção de maior responsabilidade".

Decisão liminar no STJ: recuperação ​​social

O ministro Schietti começou sua decisão salientado que a assistência ao preso é dever do Estado e também será educacional, conforme consta na Lei de Execução Penal (LEP), no artigo 10 e no inciso IV do artigo 11. Nos termos do artigo 17, pontuou que a assistência educacional compreende a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

Para o magistrado, conforme lições de juristas, a educação influencia positivamente o comportamento do condenado, facilitando sua recuperação social, sua preparação para o retorno à vida em sociedade, e a remição da pena, já que os estudos repercutem no tempo de prisão (artigo 126 da LEP).

O ministro ainda trouxe à decisão o arcabouço jurídico internacional acerca da importância ao acesso à educação durante o encarceramento, como as Regras de Mandela; o Conjunto de Princípios para a Proteção de Todas as Pessoas Sujeitas a Qualquer Forma de Detenção ou Prisão (76ª Sessão Plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ele ainda ressaltou a imposição das Regras Mínimas para o Tratamento do Preso no Brasil acerca da assistência educacional, que compreende a instrução escolar e a formação profissional do preso: "Dessa forma, percebe-se que a justificativa para o indeferimento do pleito defensivo não encontra amparo legal. O fato de o apenado já possuir diploma de curso de ensino superior não elide a importância dos estudos para o adequado resgate das reprimendas a ele impostas, de maneira a permitir com mais eficácia sua posterior reintegração à sociedade".

 

O ministro ainda pontuou que a decisão das instâncias inferiores contraria normas relativas ao direito de estudo enquanto se cumpre penas privativas de liberdade, especialmente a previsão de saída temporária para frequentar faculdade de quem cumpre pena em regime semiaberto (artigo 122, II, da LEP).

E ressaltou: "Ademais, ainda que recente a progressão do reeducando ao regime semiaberto, urge consignar que tal fato demonstra a avaliação favorável do comportamento do sentenciado, de modo a obter o benefício da progressão. Portanto, é incongruente que tal circunstância seja utilizada contra o apenado".

 

Processo: HC 535383

Fonte: STJ

Ezyle Rodrigues de Oliveira
Ezyle Rodrigues de Oliveira
Produtora de conte

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.