Investigação para impeachment de Trump sob a oposição dos republicanos é aprovado pelo Congresso

Data:

Ontem, a Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou, graças à maioria democrata, as regras do jogo pelas quais vão levar adiante a investigação para um possível impeachment ou destituição do presidente, Donald Trump. O processo entra agora em um estágio formal, com os ritos próprios de um julgamento parlamentar: com algumas audiências em aberto, direito de defesa para o mandatário, a quem se acusa de ter pressionado a Ucrânia para prejudicar seu rival político Joe Biden.

A democrata, presidenta da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, ativou o processo no dia 24 de setembro ao transcender as manobras de Trump para tentar que a Ucrânia investigasse seu rival político, o ex-vice-presidente Joe Biden, e o filho dele por seus negócios no país, o que prejudicaria eleitoralmente o pré-candidato Biden. A sequência de depoimentos desde então, a portas fechadas, revelaram que Trump se serviu de uma diplomacia paralela — na qual seu advogado pessoal, Rudy Giuliani, desempenhava um papel fundamental — para influenciar e pressionar Kiev.

O coronel Alexander Vindman, um dos últimos a depor, subiu a temperatura do Capitólio nesta terça-feira por ser quem é e o que ele contou. Membro do Conselho de Segurança Nacional e experiente na Ucrânia, Vindman foi o primeiro membro ativo da Casa Branca a testemunhar contra Trump e alertou que o mandatário pediu a outro país que pesquisasse um político norte-americano. O coronel escutou ao vivo a já famosa conversa telefônica entre seu chefe e o presidente ucraniano, Volodímir Zelenski, na qual o americano lhe pediu o “favor” de que desse uma olhada sobre o democrata Biden e seu filho, que trabalhava para uma empresa de gás na Ucrânia quando o pai era vice-presidente.

O coronel assegura que a transcrição do telefonema elaborada por servidores públicos da Casa Branca —uma prática habitual— ignorou elementos que considerava importantes, como a o fato de Trump ter assegurado de que tinha gravações de Biden falando de corrupção ou a menção por parte de Zelenski do nome da companhia de gás Burisma Holdings. Vindman assinala que tratou infrutiferamente de corrigir essa transcrição.

 

Fonte: El País

Ezyle Rodrigues de Oliveira
Ezyle Rodrigues de Oliveira
Produtora de conte

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.