Comissão votará projeto que exige participação social na implantação de ciclovias

Data:

Em 2020, a Comissão de Infraestrutura (CI) pode analisando o projeto de lei que requer a participação da sociedade civil no planejamento da implantação de ciclovias em cidades grandes. O PL 3.598/2019 já tem relatório pela aprovação e está na pauta de votação do colegiado.

De autoria da senadora Leila Barros (PSB-DF), mas será votado na forma de substitutivo do relator, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O texto determina que, na implantação de projetos do Programa Bicicleta Brasil (Lei 13.724, de 2018), as cidades garantam o espaço da sociedade no planejamento e na fiscalização quando houver a aplicação de recursos públicos.

Destaca-se, nos casos de implantação de ciclovias em cidades com mais de 500 mil habitantes, será obrigatória a realização de audiências públicas para apresentar e debater elementos técnicos do projeto, como localização, traçado, interseções com ruas, sinalização e ações de redução de riscos para os pedestres, ciclistas e motoristas.

A PL também acrescenta um dispositivo ao Estatuto da Cidade (Lei 10.257, de 2001), para exigir dos municípios que queiram ampliar o seu perímetro urbano um planejamento de integração de transporte urbano que inclua veículos não-motorizados – como bicicletas.

Inicialmente, o projeto mexe apenas no Estatuto da Cidade, sem incluir as adições ao Programa Bicicleta Brasil. Além de incorporar essa iniciativa, Alessandro Vieira expande, em seu relatório, as normas de fiscalização social. “[Ressaltamos] a importância de promovermos a integração dos modais de transporte e a construção de ciclovias em termos que atendam efetivamente a necessidade pública”, escreveu o senador em seu substitutivo.

A redação de Leila Barros também determina que todos os municípios obrigados pelo Estatuto da Cidade a terem um plano diretor deveriam desenvolver a integração do ciclismo com os demais modais de transporte. A senadora destacou tem respaldo dos ciclistas brasileiros. “O projeto tem por objetivo promover o desenvolvimento do ciclismo como forma de transporte individual e garantir efetiva mobilidade na cidade. [Ele] tem por base o diálogo com vários grupos que representam o ciclismo nas maiores capitais do país”, escreve ela em sua justificativa.

Caso seja aprovado pela CI, o PL 3.598/2019 já poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados. Ele só passará pelo Plenário do Senado se houver requerimento para isso, assinado por pelo menos nove senadores.

Proposições legislativas PL 3.598/2019

Fonte: Agência Senado

Ezyle Rodrigues de Oliveira
Ezyle Rodrigues de Oliveira
Produtora de conte

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJSP condena ex-deputado Jean Wyllys por publicação em rede social

A 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter a sentença da 38ª Vara Cível da Capital, proferida pelo juiz Danilo Mansano Barioni, que condenou o ex-deputado federal, Jean Wyllys, a pagar indenização por danos morais a associação, Mrl - Movimento Renovação Liberal, após uma publicação feita em uma rede social.

Polícia Federal abre investigação sobre a estadia de Bolsonaro na Embaixada da Hungria

A Polícia Federal (PF) iniciará uma investigação para esclarecer os motivos que levaram o ex-presidente Jair Bolsonaro a se refugiar na Embaixada da Hungria no Brasil por dois dias, de 12 a 14 de fevereiro. A presença de Bolsonaro na embaixada foi registrada pelas câmeras de segurança do local e as imagens foram divulgadas por uma reportagem do New York Times nesta segunda-feira (25). Essa investigação se soma a uma série de outras em que Bolsonaro já é alvo da PF.

Prisões e revelações: desdobramentos no caso Marielle Franco

No domingo passado, 24 de março, uma reviravolta no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, chocou o país. A Polícia Federal realizou a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ), seu irmão Domingos Brazão (conselheiro do TCE-RJ) e Rivaldo Barbosa (ex-chefe da Polícia Civil no Rio), sob a acusação de envolvimento no homicídio de Marielle e de obstruir as investigações. As prisões foram fundamentadas na delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, cujo relato foi analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Eleições municipais 2024: calendário e datas importantes para eleitores e candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o calendário oficial das Eleições Municipais de 2024 através de sua plataforma online. A Resolução nº 23.738/2024, aprovada em fevereiro deste ano, apresenta uma série de prazos e datas fundamentais tanto para os partidos políticos e candidatos quanto para os mais de 153 milhões de eleitores das 5.569 cidades que participarão do pleito.