Modelo de Defesa – Processo Administrativo- Auto de Infração Ambiental

Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal de ________-__

 

Processo Administrativo: ________

 

_______ LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº ________, estabelecida nesta cidade, na rua ________, ___, bairro ______, neste ato representado pelo Sr. _______, na qualidade de representante legal da empresa supra, face ao Auto de infração nº _____, cuja SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE MUNICIPAL efetuou em __/__/__, às ___ horas, vem à presença de V.S.a., para dizer e requerer o quanto segue:

DA DENÚNCIA

Consoante matéria publicada no Jornal _______ de _____, pág. __, e através de denúncia efetuada pelo Sr. _______, tornou-se pública a notícia da existência de um depósito de lixo clandestino, contendo material dos mais diversos, que vai desde papéis até produtos químicos. Dita reportagem acusa a _______ Ltda e a empresa _______ como sendo os causadores e responsáveis diretos da lixeira.

A realidade dos fatos é singela e diversa da realidade, senão vejamos:

DA REPORTAGEM

1º)A fotografia exposta na reportagem não diz respeito ao local onde no dia __/__/__ foi determinada a queima de papéis que estavam espalhados pela rua _____. Numa vistoria há de se concordar que se existe o anunciado depósito de lixo clandestino, não é o mesmo local onde houve a incineração dos papéis.

2º)A Empresa ______ Ltda., não produz lixo industrial, madeira, plástico, químico ou qualquer outro que seja tóxico, produzindo apenas lixo de material reciclável, ou seja, papéis que são acondicionados em sacos plásticos e colocados na via pública, para que a _______ proceda na sua coleta.

3º)Aduz o denunciante que a _______ realiza limpeza na área, não sendo causa determinante para que o fato danoso ocorresse.

Muito embora, não se discorde de que a _______ execute suas tarefas, é de se recordar que a queimada do dia __/__/__, só foi determinada, em função de que havia lixo espalhado por toda frente da empresa _______ Ltda. Não se questiona, aqui, quem os colocou, podendo inclusive haver material do próprio denunciante na queimada. O fato é que se o recolhimento do lixo, tivesse sido efetuado, o mesmo, não haveria se espalhado.

DO AUTO DE INFRAÇÃO

O aludido auto nº _____ determinou que a empresa apresente em 05 dias, projeto de destinação final dos resíduos gerados. Nessa oportunidade, a empresa vai além do projeto requerido pelo órgão público.

1º)Já adquiriu e está providenciando a instalação, que deverá ocorrer dentro dos próximos dias, de uma lixeira metálica para colocação dos resíduos de papel de escritório, ÚNICO, resíduo gerado pela empresa.

2º)Com relação ao solo, espaço de 1 x 1 metros quadrados, onde realizou-se a incineração, já foi recolhida as cinzas produzidas bem como já foi colocado 1/3 de caminhão de terra, evitando, assim, que a famigerada queimada produza danos à natureza.

FATO NOVO

A _______ Ltda., é uma empresa séria e de idoneidade moral inquestionável. Atua nesta cidade desde a década de __, e jamais se viu envolvida em problemas de ordem pública ou particular, quer seja com a comunidade ou vizinhança.

Não obstante, no dia __/__/__, foi compelida a fazer uma prova cabal de sua inocência, frente as sérias acusações que seu vizinho _______ fez.

Quase ao terminar a tarde, alguns funcionários da empresa _________ avistaram pessoas despejando dejetos e significativa quantidade de lixo próximo da empresa, exatamente no local fotografado pela imprensa. Telefonou à esse órgão público, e foi relatado ao Sr. _____ o ocorrido. Esse, prontificou-se a apurar e verificar os fatos bem como a tomar as providências cabíveis.

Diante de toda narrativa acima exposta, vem requerer que seja desconstituido o auto de infração nº ______, bem como a extinção do processo administrativo nº _______, sem ônus monetário ou qualquer outra consequência punível para empresa _______ Ltda.

Nesses Termos,
Pede e Espera Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
Nome do Advogado
[Número de Inscrição na OAB]

Artigo anteriorModelo de Ação Rescisória Trabalhista com Pedido de Liminar
Próximo artigoInversão do ônus da prova nas demandas que tratam de responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço
Markus Samuel Leite Norat
Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Pós-Graduação em Direito do Consumidor; Pós-Graduação em Direito Eletrônico; Pós-Graduação em Direito Civil, Processo Civil e Direito do Consumidor pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci - ICPG - Instituto Catarinense de Pós Graduação; Pós-Graduação em Direito de Família; Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela ESA-PB - Escola Superior da Advocacia da Paraíba - Faculdade Maurício de Nassau; Pós-Graduação em Direito Ambiental pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ; Extensão universitária em Direito Digital pela Escola Paulista da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo; Extensão universitária em Didática Aplicada pela UGF; Extensão universitária em Novas Tecnologias da Aprendizagem: Novas Plataformas pela UGF; Extensão universitária em Políticas Educacionais pela Universidade Gama Filho; Extensão universitária em Aspectos Filosóficos pela UGF; Curso de Capacitação em Direito do Consumidor VA pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor - ENDC-DPDC-SENACON-Ministério da Justiça; Curso de Proteção de Dados Pessoais pela ENDC; Curso de Defesa da Concorrência VA pela ENDC; Curso de Crimes Contra as Relações de Consumo pela ENDC; Curso para o Jovem Consumidor pela ENDC; Curso de Formação de Tutores 1 DC pela ENDC; Curso de Formação de Tutores 2 DC pela ENDC; Curso de Práticas Eleitorais pela Escola Superior de Advocacia da OAB PB; Advogado; Coordenador do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades de Ensino Superior da Paraíba - FESP Faculdades; Professor do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ; Professor do Departamento de Pós-Graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba; e Professor da Escola Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Specify Instagram App ID and Instagram App Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Instagram Login to work