Médico indenizará família de criança que morreu após extração de amígdalas

Data:

Amidalite
Créditos: nzfhatipoglu / iStock

Por unanimidade, a Quarta Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em matéria sob a relatoria do desembargador Helio David Vieira Figueira dos Santos, decidiu manter a sentença que condenou um médico na cidade de Florianópolis pela morte de uma criança, de 9 (nove) anos, depois de cirurgia para a retirada das amígdalas.

O médico indenizará a família da criança a título de danos morais no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), mais R$ 1.188,00 (um mil cento e oitenta e oito reais) por danos materiais e pensão no valor de 2/3 do salário mínimo, da data em que o jovem completaria 14 (catorze) anos até os seus 25 (vinte e cinco) anos de idade. A responsabilidade subjetiva do hospital foi afastada.

Para a retirada das amígdalas, o menino passou por cirurgia no dia 24 de maio de 2010 em unidade hospitalar privada. 7 (sete) dias depois do procedimento cirúrgico, o garoto teve um sangramento na garganta. Logo em seguida, o mesmo foi atendido em pronto-socorro, medicado e teve alta após o controle da hemorragia. No dia posterior, os genitores o levaram ao consultório do demandado para atendimento, onde permaneceram por mais de 2 (duas) horas, por cautela, embora não houvesse mais sangramentos.

No mesmo dia, por volta das 21 horas, o profissional médico recebeu uma ligação telefônica dos pais da criança, que afirmavam que o garoto apresentava novo sangramento. Ele recomendou que se fizesse um gargarejo com água e pediu que os pais verificassem se havia sangue. De acordo com o médico, a resposta foi negativa. Por volta da meia-noite, o demandado foi cientificado que o menino morrera sufocado no seu próprio sangue.

Condenado pelo juiz de direito Cláudio Eduardo Régis de Figueiredo e Silva, da 2ª Vara Cível da comarca da Capital - Continente, o profissional médico recorreu para reiterar que prestou todo o atendimento e apontou a conclusão do laudo pericial, que o isentou de qualquer responsabilidade. Os genitores também recorreram para pleitear a majoração do valor indenizatório, com base na tremenda dor pela perda de um filho.

Para os desembargadores, o demandado agiu com negligência no acompanhamento dos problemas que o paciente apresentou e, por isso, contribuiu para o resultado morte. "A meu juízo, o médico subvalorizou o risco. Ele conhecia esse risco e sua gravidade, pela sua formação especializada. Se esse risco é controlado em regime de emergência, com o paciente hospitalizado, é fácil concluir como poderia ficar fora de controle no caso concreto. A gravidade e o conhecimento da situação pelo médico, no meu entender, inclusive estão patenteados pelo fato de ter deixado o paciente em observação por duas horas em sua clínica", concluiu o relator.

Participaram também da sessão os desembargadores José Agenor de Aragão e Selso de Oliveira. Cabe recurso aos tribunais superiores.

Apelação Cível n. 0005231-64.2010.8.24.0082 - Acórdão (inteiro teor para download)

(Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC)

Ementa

ERRO MÉDICO - AMIGDALECTOMIA - SANGRAMENTO PÓS-CIRÚRGICO OCORRIDO REPETIDO QUE OCORREU DIAS APÓS A CIRURGIA - MORTE DO PACIENTE QUE SE ENCONTRAVA EM CASA, ANTES DE CHEGAR AO HOSPITAL - ALEGAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA DO MÉDICO EM DAR A ATENÇÃO DEVIDA À GRAVIDADE DO CASO - PERÍCIA QUE ISENTA O MÉDICO DE RESPONSABILIDADE - SENTENÇA, TODAVIA, DE PROCEDÊNCIA, QUE RECONHECE A CULPA DO CIRURGIÃO E FIXA INDENIZAÇÃO PECUNIÁRIA - RECURSO DAS PARTES. ALEGAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE CULPA E DE QUE O SANGRAMENTO É COMPLICAÇÃO CIRÚRGICA E QUE TODAS AS MEDIDAS ADEQUADAS FORAM TOMADAS PELO MÉDICO - REJEIÇÃO DOS ARGUMENTOS DO RÉU - GRAVIDADE DO SANGRAMENTO EM AMIGDALECTOMIA RECONHECIDA PELA LITERATURA MÉDICA - DOIS ÚNICOS EVENTOS TESTEMUNHADOS PELO CIRURGIÃO AO LONGO DE 27 ANOS DE PROFISSÃO QUE OCORRERAM NO PÓS-CIRÚRGICO, EM AMBIENTE HOSPITALAR - PACIENTE INFANTE QUE APRESENTOU SANGRAMENTO REPETIDOS DIAS APÓS A CIRURGIA E QUE, APESAR DE ATENDIDO PELO CIRURGIÃO, NÃO FOI MANTIDO EM AMBIENTE MONITORADO, COM SIMPLES RECOMENDAÇÃO DE QUE FOSSE LEVADO A UMA EMERGÊNCIA EM CASO DE RECIDIVA - SANGRAMENTO OCORRIDO À NOITE - LIGAÇÃO EFETUADA AO MÉDICO COM AQUELA RECOMENDAÇÃO - SANGRAMENTO QUE SE REPETIU - A CRIANÇA, LEVADA AO HOSPITAL COM URGÊNCIA, LÁ CHEGOU MORTA POR BRONCOASPIRAÇÃO - PERÍCIA JUDICIAL QUE NÃO VINCULA O MAGISTRADO - SUBVALORIZAÇÃO DO RISCO DE UM EVENTO FATAL POR PARTE DO MÉDICO - OBRIGAÇÃO DE MANTER A CRIANÇA EM AMBIENTE MONITORADO PARA O CASO DE EMERGÊNCIA - PAIS DA CRIANÇA QUE SE MOSTRARAM DILIGENTES E RESPONSÁVEIS DURANTE TODO O PROCESSO - CULPA DO MÉDICO NA MODALIDADE DE NEGLIGÊNCIA RECONHECIDA. DANO MORAL - VALOR ARBRITADO NA ORIGEM QUE SE MOSTRA ADEQUADO AO CASO EM TELA - MANUTENÇÃO DA SENTENÇA. PENSÃO MENSAL - ALTERAÇÃO DO DIES AD QUEM DA SUA FLUÊNCIA - ACOLHIMENTO DO RECURSO DO RÉU NESTE PARTICULAR. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS SUCUMBENCIAIS - MAJORAÇÃO DEVIDA - RECURSO DOS AUTORES PROVIDO NO PONTO. RECURSOS CONHECIDOS E PARCIALMENTE PROVIDOS.

(TJSC, Apelação Cível n. 0005231-64.2010.8.24.0082, da Capital - Continente, rel. Des. Helio David Vieira Figueira dos Santos, Quarta Câmara de Direito Civil, j. 30-01-2020).

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

STJ: possível inclusão do sobrenome de padrinho em registro de nascimento

Na última decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi determinado que é viável realizar a alteração do registro de nascimento para incluir o sobrenome do padrinho ao nome, formando, assim, um primeiro nome composto. O colegiado considerou que a legislação permite a modificação do prenome sem exigência de motivação específica, o que inclui a inclusão de determinada partícula para formar um nome duplo ou composto.

TRU dos JEFs da 4ª Região decide sobre isenção do Imposto de Importação em Remessas Internacionais

No último dia 15/03, a Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região (TRU/JEFs) realizou uma sessão de julgamento na Seção Judiciária do Paraná, em Curitiba. Durante a sessão, o colegiado analisou um processo que discutiu a isenção do Imposto de Importação em encomendas de até cem dólares enviadas por empresas privadas no regime de Remessa Expressa Internacional.

OAB-SP aprova criação de Procuradoria de Honorários

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) aprovou por unanimidade a criação de uma Procuradoria de Honorários, que estará inserida na Comissão de Direitos e Prerrogativas. A proposta foi apresentada na pauta da 2.515ª sessão ordinária do Conselho do Pleno, que aconteceu no último dia 18, na sede da entidade.

Samsung considera estender Galaxy AI para modelos anteriores

Recentemente, a Samsung lançou a linha S24, que inclui o Galaxy AI e a nova interface One UI 6.1. No entanto, a empresa havia confirmado que os recursos de inteligência artificial estariam disponíveis apenas para smartphones de 2023 em diante, deixando de fora modelos anteriores, como a família S22.