O que é Assinatura Digital?

Data:

Saiba o que é uma Assinatura Digital

O que é assinatura digital
Créditos: monsitj / iStock

Em criptografia, a assinatura digital nada mais é que um método de autenticação de informação digital tipicamente tratada como substituta à assinatura física ou manuscrita (com caneta e papel), tendo em vista que permite eliminar a necessidade de ter uma versão em papel do documento que precisa ser firmado.

A assinatura digital usa a tecnologia PKI (Public Key Infrastructure, "Infraestrutura de Chave Pública" em inglês), que nada mais é que uma das técnicas existentes para criar documentos eletrônicos assinados digitalmente com total validade jurídica.

Deve ser dito que assinatura eletrônica e assinatura digital não são a mesma coisa. O termo assinatura eletrônica, que é muitas vezes confundido pelos leigos, possui um significado distinto, pois refere-se a qualquer mecanismo, não necessariamente criptográfico, para identificar o signatário de um documento eletrônico.

Um documento assinado digitalmente garante:

  • autenticidade: a parte interessada tem como confirmar a autenticidade da assinatura do documento eletrônico;
  • integridade: qualquer alteração do documento eletrônico faz com que a assinatura não corresponda mais ao documento eletrônico;
  • irretratabilidade ou não-repúdio: o signatário não poderá negar a autenticidade da sua assinatura no documento eletrônico.

A assinatura digital, portanto, oferece confiabilidade quanto a identidade de cada indivíduo que assina um documento eletrônico, tendo em vista que impossibilita que a pessoa venha a negar tal assinatura, pois garante a integridade desses que assinaram.

Ao assinar digitalmente um documento eletrônico, sua identidade única é associada ao mesmo. De modo que se houver qualquer alteração no documento eletrônico ou na assinatura digital, essa alteração poderá ser detectada.

Ainda deve ser dito que as assinaturas digitais são o tipo mais avançado e seguro de assinatura por meios eletrônicos, tendo em vista que as mesmas cumprem as exigências legais e regulatórias mais rigorosas, bem como oferecem os mais elevados níveis de confiabilidade sobre a identidade de cada signatário e a autenticidade dos documentos eletrônicos que eles assinam.

As assinaturas digitais são confiáveis, pois usam uma ID digital baseada em certificado digital emitido por uma autoridade certificadora (AC) credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Assim, quando o signatário assina digitalmente um documento eletrônico, sua identidade é associada exclusivamente a você, a assinatura digital é vinculada ao documento eletrônico com criptografia, e tudo pode ser confirmado por meio de uma tecnologia subjacente conhecida como infraestrutura de chave pública (PKI).
Uma assinatura digital é desenvolvida com o objetivo de evitar adulteração. A mesma é criada, protegida e cercada pelos mais altos níveis de segurança, desde o momento em que o certificado digital é emitido até quando os documentos eletrônicos assinados digitalmente são arquivados.

Essas características fazem com que a assinatura digital seja fundamentalmente diferente da assinatura manuscrita.

Os documentos eletrônicos assinados digitalmente têm validade jurídica no Brasil como pode ser observado na Medida Provisória n° 2.200-2 de 24/08/2001, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Clique aqui para assinar seus documentos digitalmente com o Juristas Signer!

(Com informações da Finep, Wikipedia e Adobe)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.