PJe 2.1 será implantado no TJPB em abril e treinamento ocorrerá por meio de EAD

182
PJE - Sistema Processo Judicial Eletrônico
Créditos: Reprodução / TRE-RN

Sistema PJe 2.1 será implantado no TJPB no mês que vem

A versão 2.1 do sistema Processo Judicial eletrônico (PJe), será implantada no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) na primeira semana de abril. A inserção dessa nova plataforma está dividida em 3 momentos.

O primeiro foi o projeto-piloto do PJe 2.1, em funcionamento na Corregedoria Geral de Justiça desde o mês de dezembro do ano passado; o segundo passo é a migração da tecnologia, no dia 6 de abril, para os processos que já tramitam eletronicamente no 2.0; e o último estágio é a possibilidade dos processos criminais também tramitarem nesse ambiente eletrônico.

De acordo com o diretor da Diretoria de Tecnologia do Tribunal de Justiça da Paraíba (Ditec-TJPB), José Teixeira de Carvalho Neto, a plataforma do sistema PJe versão 2.1 vai permitir a distribuição dos processos de competência criminal no PJe. “É uma versão preparada justamente para isso. Nossa perspectiva inicial é um trabalho piloto em duas varas criminais, já a partir do momento da virada de versão”, destacou. Ele informou, também, que será constituído um grupo de trabalho para essa atividade pioneira, formalizado pela Presidência do Tribunal, por meio de resolução.

A evolução dos processos eletrônicos para a tecnologia do sistema PJe versão 2.1 será realizada entre os dias 3 e 5 de abril. Por conta desse marco, a Ditec-TJPB vai promover um treinamento na modalidade Ensino a Distância (EAD), abordando as principais mudanças que ocorreram entre as 2 versões. Em um ambiente próprio, serão veiculadas lives (transmissões ao vivo), com conteúdo voltado ao aprendizado sobre o sistema PJe 2.1.

O público-alvo dessas lives é formado por magistrados, servidores e assessores que trabalham no Tribunal de Justiça da Paraíba. As capacitações acontecerão na quinta-feira (19), das 9h às 11h e das 14h às 16h e no dia 26 deste mês, no mesmo horário.  “Os vídeos ficarão disponíveis no canal do Tribunal de Justiça no Youtube, para que seja bem fixado pelos usuários. Já na segunda-feira (23), as transmissões ao vivo são voltadas para os usuários externos; advogados, defensores públicos, promotores de justiça, procuradores e delegados, inclusive com espaço para tirar dúvidas”, adiantou o gerente da Ditec, Ney Robson.

Ney Robson afirmou que é preciso que o servidor ou magistrado façam sua inscrição em formulário próprio que será disponibilizado no quadro de aviso no site do Tribunal de Justiça (www.tjpb.jus.br). Só com a inscrição, o usuário terá acesso ao endereço das lives.

Cronograma:

16, 19 e 26 de março – EAD (Ensino a Distância)
03 a 05 de abril – Implantação da Versão 2.1 do PJe
06 de abril – Liberação da Versão 2.1 para competência Cível
20 de abril – Início da distribuição para competência criminal (varas-piloto)

DEIXE UMA RESPOSTA