TJ mantém internação em hospital de custódia para homem que desferiu 30 facadas no pai

Data:

HDI Seguros
Créditos: Chalirmpoj Pimpisarn / iStock

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em matéria sob a relatoria do desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, decidiu manter a medida de segurança de internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, pelo prazo mínimo de 1 ano, a homem que desferiu 30 facadas contra o próprio pai em Florianópolis (SC). Depois da denúncia pela tentativa de homicídio qualificado, o homem teve sentença de absolvição imprópria em função da sua inimputabilidade, conforme exame de insanidade mental.

A denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apontou que, durante uma noite de setembro de 2018, o homem atacou seu pai, que estava a caminho do banho, com uma faca. Depois de receber 30 golpes, a vítima conseguiu abrigo em outro cômodo do apartamento até a chegada da Polícia Militar. Para o órgão ministerial, o crime foi cometido por meio cruel e de modo que impossibilitou a defesa da vítima, pega de surpresa.

Indignado com a medida, o homem recorreu ao TJSC. Requereu a reforma da sentença no sentido de reconhecer a desistência voluntária do delito, bem como a aplicação de medida de segurança na forma de tratamento ambulatorial em substituição à internação. Para o relator, "a desistência voluntária não implicaria absolvição do denunciado, uma vez que ele responderia pelos atos já praticados, nos termos do artigo 15 do Código Penal, tampouco isenção de pena".

O laudo de sanidade mental atestou que o acusado tem distúrbio psiquiátrico denominado de esquizofrenia paranoide. "Desse modo, em que pese os argumentos da defesa, no sentido de que o tratamento ambulatorial se mostra mais adequado, uma vez que (nome do réu) já esteve internado em hospital psiquiátrico, sendo-lhe concedida alta médica e encontrando-se no momento em tratamento ambulatorial, o qual vem se mostrando eficaz, vê-se que trata-se de documentação produzida unilateralmente e, por consequência, inapta a desqualificar o teor do laudo produzido em juízo, bem como a afastar a aplicação da medida de internação", concluiu o relator.

A sessão foi presidida pelo desembargador Ernani Guetten de Almeida e dela também participaram os desembargadores Júlio César Machado Ferreira de Melo e Getúlio Corrêa. A decisão foi unânime.

Apelação Criminal: 0014022-24.2018.8.24.0023

(Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.