Financeira responde pelos danos provocados em caso de fraude

Data:

Financeira - Direito
Créditos: Zolnierek / iStock

A Aymoré Crédito, Financiamento e Investimentos terá que indenizar um cidadão depois de negativar seu nome em decorrência de contrato firmado com documentos falsos. A decisão é da Vara Cível do Guará.

Narra o demandante que, em janeiro do ano passado, foi informado que seu nome foi negativado junto ao SCPC Boa Vista por conta de um suposto contrato firmado junto à demandada. Ele relata que, na ocasião, descobriu que um veículo havia sido adquirido em seu nome mediante fraude. O demandante afirma também que os documentos utilizados eram falsos e pede para que o contrato seja declarado inexistente e que a demandada retire seu nome dos órgãos de proteção ao crédito e o indenize pelos danos morais suportados.

Em sua contestação, a Aymoré assevera que não praticou ato ilícito e que não foi procurada pelo autor para solucionar o problema. Para a demandada, não há dano moral a ser indenizado, uma vez que a culpa é exclusiva de terceiro pela fraude.

Ao analisar o pedido, a magistrada ressaltou, com base nas provas juntadas aos autos, que o documento usado para a contratação é “reconhecidamente falso, razão pela qual foi inclusive cancelado pelo órgão emissor”. Segundo a julgadora, a fraude caracteriza risco inerente à atividade exercida pela financeira. “Desse modo, deve a instituição financeira se responsabilizar pelos danos materiais e morais causados ao requerente, não havendo falar em culpa exclusiva de terceiro”, pontuou.

Quanto ao pedido de dano moral, a juíza de direito entendeu que eles se mostram presentes diante da “presunção de contratação fraudulenta de serviços em nome do autor, o que acarretou na negativação de seu nome em cadastros de proteção ao crédito”.

Dessa forma, a magistrada reconheceu a inexistência do contrato firmado entre as partes e condenou a demandada a pagar ao demandante a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a título de indenização por danos morais. A financeira terá também que retirar o nome do demandante dos cadastros de inadimplentes e transferir tanto a propriedade do veículo quanto as pontuações por infrações de trânsito para seu nome.

Cabe recurso da sentença.

Processo: 0701327-61.2019.8.07.0014

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.