Como se destacar no cenário contábil: 3 dicas para inovar

31

Inseridos em um mercado que passou por diversas transformações tecnológicas, os profissionais da área contábil enfrentam uma série de desafios para tentar se sobressair em meio à concorrência.

Diariamente, eles têm de lidar com inúmeras pressões, muitas vindas de seu próprio público, pois este se tornou cada vez mais exigente quanto aos serviços que lhe são prestados. E, nesse contexto, esses profissionais são afligidos por inquietantes dúvidas. “Afinal, como se destacar no cenário contábil?” — questionam-se eles. “É possível inovar e diversificar na contabilidade?”

E para ajudar a responder a essas perguntas, preparamos este texto. Nele, compartilharemos dicas valiosíssimas que provam que é possível, sim, revolucionar a atuação no cenário contábil.

1. Quer se destacar no cenário contábil? Fuja do óbvio!

Reinventar-se nunca é fácil, mas é sempre necessário. Assim, se você quiser tornar o seu trabalho conhecido — e reconhecido — , é preciso buscar por formas de inovar. Afinal, manter-se na linha de fazer ‘apenas o básico’ nunca é o suficiente.

Inclusive, essa é uma máxima que não deve sair da sua cabeça no momento de pensar em novas estratégias para se destacar no cenário contábil. Isso porque, hoje, as pessoas esperam muito mais da contabilidade do que apenas o “tradicional”; o “convencional”. Uma boa prova disso é a pesquisa “Relação das MPEs com os Contadores”, realizada pelo Sebrae em 2016. Com o objetivo de compreender melhor a forma como as pequenas empresas se relacionavam com os seus especialistas contábeis, a instituição entrevistou mais de 6 mil negócios, das cinco regiões do país.

Os resultados apontaram que 97% dos empreendimentos utilizam o trabalho do contador apenas para os chamados “serviços básicos” — balancetes, folha de pagamento, obrigações trabalhistas, etc. Em contrapartida, quando o assunto eram os serviços que esses negócios esperavam que seus contadores lhes prestassem, as demandas iam muito além: 84% gostaria de obter auxílio para realizar um planejamento tributário; 79% desejaria receber recomendações de melhorias para suas empresas; e 77% gostaria de obter diagnósticos e relatórios de desempenho.

Esses dados revelam uma grande distância entre as expectativas sobre a atuação contábil e a real correspondência a elas. Por outro lado, eles também mostram um grande leque de oportunidades para se explorar.

Imagine se você começasse a oferecer soluções voltadas ao planejamento tributário, por exemplo. Quais não seriam os benefícios que o seu escritório colheria! De acordo com que os dados do Sebrae nos mostram, há muitas empresas carentes deste tipo de auxílio. Imagine, então, ser um dos poucos profissionais capazes de sanar essa deficiência do mercado!

Sendo assim, para se destacar, os profissionais precisam estar abertos a adquirir novos conhecimentos em outras áreas de especialização, a fim de se tornarem aptos a suprir as mais diversas necessidades de seus clientes. Dessa maneira, será possível expandir a rede de contatos, e, ainda, fidelizar o atendimento àqueles que já compõem a sua carteira.

2. A tecnologia é sua aliada, não inimiga. 

O mundo hoje é digital. Essa é uma afirmação impossível de negar. E, em um mundo tecnológico e moderno, não há mais espaço para se fazer as coisas da mesma forma que antigamente.

Em um exemplo simples: você consegue se imaginar abandonando toda a praticidade e agilidade de realizar suas tarefas contábeis por meio de um computador para fazer tudo manualmente? Loucura, não é mesmo? Seria, certamente, um processo muito mais burocrático, moroso e cansativo.

Agora aplique essa lógica aos seus clientes: da mesma forma que você não trocaria um processo mais eficiente por um mais trabalhoso, o seu cliente também não rejeitaria uma solução contábil que o oferecesse resultados mais eficientes em favor de um serviço não tão eficaz assim.

Portanto, por que não confiar na tecnologia quando é ela que poderá lhe ajudar a sanar as demandas de seus clientes com qualidade e segurança?

Por meio de processos de automação aplicados por softwares inteligentes, a tecnologia tem revolucionado o mundo contábil, proporcionando resultados antes inimagináveis. Se você souber como tirar bom proveito do que ela tem a oferecer, suas chances de se destacar no cenário contábil podem aumentar consideravelmente.

Atualmente, existem vários modelos de soluções contábeis pautadas em tecnologia que podem expandir os alcances de seu escritório, atraindo novos clientes, possibilitando novos contratos e, a melhor parte: tudo com segurança, rapidez e assertividade. Investir na aquisição de uma tecnologia deste tipo pode ser o impulso que o seu escritório precisa para deslanchar no meio contábil.

Vale a pena realizar pesquisas e descobrir o que há disponível hoje no mercado. Após encontrar alternativas que lhe sejam interessantes, também é válido analisar quais delas corresponderiam melhor às demandas de seus clientes ou até mesmo de um outro público específico que você pretenda atrair.

3. Encontre novos significados para sua contabilidade

Pelo que foi exposto neste artigo, é possível concluir o seguinte acerca das expectativas sobre a contabilidade em nossos dias:

  1. Procura-se uma contabilidade multidisciplinar, ativa em diferentes especialidades;
  2. Procura-se uma contabilidade que enxergue além das paredes de um escritório;
  3. Procura-se uma contabilidade preparada e disposta a trilhar outros caminhos em prol de oferecer o auxílio de que as empresas carecem;
  4. Procura-se uma contabilidade destemida, capaz de inovar e se reinventar.

Todos estes pontos revelam uma exigência por serviços revolucionários no meio contábil; por alternativas que rompam com o tradicional. Eles revelam a necessidade de ressignificar a contabilidade.

E existem várias maneiras pelas quais os contadores podem descobrir novos sentidos para sua profissão. O segredo começa em não ficar parado; em não se deixar limitar por aquilo que é cômodo e habitual.

Comece buscando especializações. Você pode optar por se tornar um contador especializado em gestão, para suprir a necessidade de todo um mercado por este serviço, por exemplo. Ou pode preferir trilhar um caminho tributário, no intuito de proporcionar aos seus clientes um suporte mais qualificado nessa área. São inúmeras as alternativas. O fato é que, para se destacar no cenário contábil, você deve estar disposto a ir além. O mercado clama por contadores mais ousados, com ideias e formas de agir transformadoras; clama por contadores com perspectivas capazes de estremecer o chão de qualquer comodismo.

Quer se destacar no cenário contábil junto ao Tax Group?

O Tax Group é uma empresa que entende muito bem sobre o processo de se transformar na área contábil. Não só porque o nosso trabalho envolve questões de contabilidade, mas principalmente porque assistimos de perto a evolução de nossos parceiros.

Numa aliança com a nossa inteligência tributária, que utiliza tecnologia para revolucionar a área fiscal das empresas, estes profissionais levaram ao mercado as perspectivas disruptivas que tanto eram desejadas. Assim, eles ressignificaram o papel da contabilidade em suas vidas e na de seus clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA