Durante a reforma tributária, o que esperar de um contador

19

Com uma reforma tributária batendo à porta, a demanda pela área fiscal tem aumentado cada vez mais. Com ela, também cresce a exigência dos clientes aos profissionais contábeis. Mas, o que realmente se espera de um contador durante a reforma tributária?

Atualização

Em um momento de tantas mudanças, é natural que se espere que um contador seja, de fato, a pessoa mais atualizada sobre tudo que está acontecendo. Durante a reforma tributária, diversas alterações devem ocorrer, com diferentes e diversos impactos na economia e, principalmente, no dia a dia contábil de cada contribuinte.

Assim, é necessário que um contador esteja sempre atento a toda e qualquer mudança que possa ocorrer. Buscar entender todas as possibilidades e cada novo aspecto é algo que, certamente, será um diferencial neste momento.

Disponibilidade

Da mesma forma que espera-se que os contadores estejam sempre por dentro das atualizações da área, por serem aqueles que trabalham diariamente com tributação, também espera-se que eles estejam sempre disponíveis para atender seus clientes, que não têm tanta familiaridade com o meio fiscal. Para os contribuintes, em especial aqueles que não possuem contabilidade própria, a figura do contador vai representar segurança — na primeira dúvida, não vão hesitar em ligar para ele; na décima, também não.

É por isso que a maioria dos clientes vai esperar uma disponibilidade maior de seus contadores para, sempre que precisarem, terem suas dúvidas sanadas. Nesse momento, durante a reforma tributária, é esperado que a disponibilidade tradicional dos contadores seja flexibilizada e, na maioria das vezes, aumentada.

Conteúdo

Outra atividade que se espera dos contadores, principalmente nesse momento, é a produção de conteúdo. Seja em texto, áudio, vídeo ou qualquer outro formato, o importante é compartilhar conhecimento com diversos contribuintes ao mesmo tempo. Assim, é possível acalmar os ânimos e ter, de alguma forma, uma produção fixa para ensinar e manter os clientes.

Criar conteúdo de qualidade, ao contrário do que muitos pensam, não significa deixar o conhecimento livre na internet. Na realidade, essa é uma forma de marketing utilizada para nutrir os clientes com informações relevantes a eles, suprindo uma necessidade e, com isso, fixando o nome da marca na cabeça do consumidor.

Tecnologia

Assim como é impossível falar da reforma tributária sem falar de renovação, também não é possível dissociar renovação, em 2020, de tecnologia. Dessa forma, é esperado que os profissionais que venham a atuar diretamente com tributos e demais alterações promovidas também se atualizem tecnologicamente.

Hoje em dia, existem diversas formas de tributar. A tecnologia, de fato, auxiliou a vida não apenas dos contribuintes, mas também dos contadores. Um exemplo é a Dr. Fiscal, que possui uma matriz formatada com algoritmos e, com isso, consegue manter atualizadas 5 milhões de regras fiscais. Assim, nossa plataforma permite ao contador estar sempre por dentro das últimas modificações do sistema tributário.

Fonte: Dr. Fiscal

DEIXE UMA RESPOSTA