O que é contabilidade digital?

16

A contabilidade digital é a modernização dos serviços contábeis, que se diferencia da contabilidade on-line em função de permitir ao contador atuar como consultor. Na prática, ela se caracteriza pela automação e análise dos dados empregados.

 

A contabilidade digital é algo ainda desconhecido para muitos. Afinal, quando pensamos em um contador, facilmente podemos associar a alguém escondido atrás de uma grande pilha de documentos e cálculos complexos em seu escritório. Entretanto, a realidade hoje em dia não é bem assim.

A contabilidade, assim como a sociedade, vem se modernizando diariamente. A substituição de documentos físicos por arquivos digitais e operados totalmente online foi um movimento natural e, hoje, a área está em franca expansão digital.

Embora ainda seja um campo recente, a contabilidade digital já se mostra muito efetiva — tanto para os contadores quanto para as empresas. Oficialmente presente no país desde 2015, essa nova forma de trabalho não veio para substituir os contadores. Na verdade, ela é uma grande aliada dos profissionais contábeis que, como mencionado, passam a ter mais tempo para se dedicar a outras tarefas e atividades.

Neste texto, você encontrará tudo o que precisa saber sobre ela para se destacar nesse mercado.

Como funciona a contabilidade digital?

Partindo sempre da figura do contador, a contabilidade digital moderniza os serviços contábeis. Ela permite a portabilidade de toda a documentação física para o formato digital e automatiza uma série de processos contábeis. Também permite ao profissional atuar como consultor.

A automação é o ponto chave para a contabilidade digital. Com ela, é possível diminuir os erros e aumentar a velocidade de cada processo. O resultado final da equação é mais tempo para o contador.

 

O que você pode fazer com a contabilidade digital?

Consultorias

O maior ganho da contabilidade digital é a possibilidade de migrar de um trabalho mais mecânico e operacional para algo mais livre, como as consultorias. É por meio delas que o contador pode ajudar diferentes empresas com o seu conhecimento especializado.

Muitos profissionais fazem consultorias para complementar a renda ou, até mesmo, como atividade principal, já que a hora de um contador experiente e especializado pode custar até R$ 200. Como consultor tributário, você pode auxiliar no planejamento fiscal de empresas, executar projetos contábeis, entre muitas outras coisas, tudo de acordo com o seu conhecimento.

Produtividade

Outro grande ganho de se trabalhar com contabilidade de forma digital é, sem dúvidas, a agilidade com a qual os processos são finalizados. Antigamente, algumas tarefas levavam muito tempo para serem realizadas. Hoje, é possível terminá-las quase instantaneamente com a  ajuda das automatizações. Assim, o valor agregado dos seus serviços aumenta e a quantidade de serviços entregues também.

Inserção no Mercado

Com a modernização dos serviços oferecidos, o mercado de atuação de um contador também se expande. Além da possibilidade de conseguir atender mais clientes, você pode oferecer outros serviços, alcançando novas empresas que precisem de serviços diferentes.

Com novos serviços disponíveis, a gama de clientes interessados tende a subir. Lembre-se que estamos em um mundo em que a tecnologia assumiu o papel de protagonista. Então, todo e qualquer escritório ou contador que a utilize a seu favor, sai ganhando.

Como oferecer contabilidade digital?

Hoje, existem diversas formas de fazer isso. Uma delas é se tornando um tributarista da Dr. Fiscal. Nossos franqueados possuem diferentes serviços a oferecer para micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 10 milhões por mês. Entre as oportunidades que você vai ter, a Contabilidade Inteligente oferece as mais completas recomendações e softwares para estruturar e manter a vida fiscal de qualquer empresa, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA