Justiça Eleitoral registra recorde de inscrições para mesários voluntários

13
pf
Créditos: Thiago Melo | iStock

Apesar das contingências impostas pela pandemia de Covid-19 os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo país vêm registrando um recorde de inscrições para mesários voluntários.

O TRE de Tocantins, por exemplo, contabilizou um aumento de 11,52% nas inscrições de mesários voluntários para o pleito deste ano, em relação às Eleições Gerais de 2018. Se comparados com as últimas eleições municipais, os números são ainda mais expressivos: um salto de 83,21% em quatro anos.

O trabalho de mesário não é remunerado, mas faz jus a auxílio-alimentação, dá direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos oferecidos pela Justiça Eleitoral, ou trabalhando na função a que for designado no dia da votação, além de certificado pelos serviços prestados e preferência no desempate em concursos públicos, quando previsto em edital.

Para ser mesário, a pessoa precisa estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e ser maior de 18 anos. Os mesários são designados para seções eleitorais dentro da Zona Eleitoral em que estão inscritos.

As inscrições podem ser feitas nos cartórios eleitorais, no site de cada TRE ou por meio do aplicativo e-Título.

Com informações do TRE.

DEIXE UMA RESPOSTA