10 dicas de como estudar para concursos públicos

Data:

Confira as melhores dicas de como passar.

estudar
Créditos: MIND_AND_I | iStock

É realmente um sonho de consumo para qualquer pessoa passar em um concurso público e isso acontece porque existem inúmeras vantagens em se tornar um concursado de sucesso.

Hoje vou te apresentar algumas dicas importantes para você alcançar seus objetivos com técnicas que realmente funcionam, confira a seguir 10 dicas de como estudar para concursos públicos.

1° Vontade

Não adianta você dizer que quer fazer a prova para o concurso público e ficar sentado mexendo no celular sem estudar nem se quer uma hora por dia, você precisa ter força de vontade e começar a se mexer para que seu sonho se realize.

Crie um sistema de pontos positivos e pontos negativos para você estudar e use seus resultados para se motivar a estudar de verdade, pois o emprego dos sonhos não vai cair na sua vida se você não fizer nada para dar certo.

2° Foco

Uma regra para qualquer um que deseja estudar é simplesmente tenha foco e para isso você vai precisar parar de mexer em seu celular quando na verdade você deveria está estudando para sua prova.

Se você não consegue ter controle dessa situação baixar alguns aplicativos de bloqueio ou simplesmente peça para alguém de sua confiança que confisque seu smartphone por algumas horas.

Não vai adiantar ficar no computador vendo vídeos aleatórios no Youtube, se for necessário baixar seu conteúdo de estudo e desligue o WI-FI desse jeito você vai ser obrigado a focar em seus estudos o que vai ser muito bom para você,

3° Metas

Faça metas para si mesmo com certa quantidade de páginas para estudar por dia, certa quantidade de vídeos para estudar por dia ou até mesmo uma série de exercícios sobre o que você aprendeu por dia.

Desse jeito fica mais complicado para você fugir dos estudos, aproveite e coloque um visto toda vez que você concluir uma tarefa da sua meta.

Assim toda vez que você estiver em um dia de desânimo você poderá olhar sua lista com todos os outros dias completos e não vai querer estragar seu plano que já estava indo muito bem.

É normal ter seus dias de desânimo e para esses dias é necessário que você entenda que continuar estudando é importante e mais importante ainda é cumprir todas as metas estabelecidas por você mesmo.

Como uma forma de castigo quando você estiver nesses dias de desânimo sugiro que acumule aquilo que você não estudou hoje para amanhã, desse jeito você terá o dobro de estudos para entender no dia seguinte.

Dessa forma sempre que você estiver com preguiça vai lembrar que se você não estudar e entender de verdade hoje, amanhã você terá o dobro de estudos o que pode dificultar seu entendimento da matéria por cansaço físico.

4° Amigos

Arraste seus amigos para um caminho que todos vocês podem se dar bem no futuro, já imaginou você e seus amigos em um futuro que todos estão muito bem sucedidos e felizes?

Com a ajuda e companhia de seus amigos fica mais difícil você desistir dos estudos, pois além da vontade de crescer ao lado de quem você realmente gosta acaba gerando uma competição entre vocês para saber quem sabe tal assunto melhor.

Portanto use e abuse de seus amigos afinal eles estão ali com você por tudo, aposto que mesmo não sendo o sonho deles participar de um concurso público eles iriam se significasse apoiar você em seus estudos.

5° Diversão

É possível sim que você tenha diversão enquanto estuda, assistir algum vídeo aula que te explique direitinho o porquê de determinado assunto, às vezes ler vários textos podem se tornar muito mais cansativos.

Sempre que se sentir esgotado de uma pausa de alguns minutos escutando uma música que mais te acalme, depois aquela que te anime e volte a estudar, é uma forma de diversão que é bem vinda quando você está estudando.

6° Não tente decorar

Quando você apenas tenta decorar uma série de palavras fica muito mais difícil de lembrar no dia da prova, isso acontece porque nosso cérebro precisa de informações concretas do porque acontece cada coisa.

Um exemplo a ser dado é que você muito provavelmente não se lembra do que comeu ontem, mas você se lembra de como fazer uma operação simples de multiplicação.

Basicamente você não se lembra de quando sua professora te mostrou a primeira conta de matemática, mas você se lembra de como realiza-la, ou seja, se você tiver as informações do porque cada coisa acontece você conseguirá guardar essas informações a longo prazo.

7° Estude antes de dormir

Estudos comprovam que se você estudar algumas horas antes de dormir fixa melhor em sua mente.

Isso acontece porque sonhamos com a última coisa que nos vem à cabeça, se você estiver no celular vendo algumas postagens no Facebook você irá sonhar aleatoriamente, pois são muitas informações de uma vez.

Mas se você estudar antes de dormir você sonhará com toda a informação que aprendeu e desse jeito você decora mais fácil.

8° Estude em um lugar organizado

Não importa se você não se importa com a bagunça, é importante ter um lugar reservado para os estudos, quanto menor o número de informações aleatórias estiver do seu lado menores são as chances de você não se concentrar nos estudos.

O recomendado é uma mesa com um computador ou um notebook e um caderno para anotações com caneta.

9° Escreva

Se você pretende estudar para a prova do concurso público é importante que você escreva em um caderno as informações mais importantes porque para escrever uma única linha nosso cérebro gasta muita energia.

Se ele gasta muita energia é porque existe muita informação e você conseguirá entender com mais facilidade o conteúdo dos seus estudos.

10° Apostila

Existem algumas apostilas que são pagas, mas se você não está disposto a pagar não se preocupe ou desista de seus estudos, pois existem algumas apostilas gratuitas pela internet.

Uma vantagem das apostilas pagas é que geralmente vêm inclusos os vídeos aulas para acompanhar os estudos, faça os cálculos e veja se vale a pena para você investir nelas.

Saiba mais dicas para passar em concurso público de primeira, clique aqui!

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.