Justiça determina ao Google exclusão de desafios perigosos

INSS deve reconhecer tempo de trabalho exercido na infância
Créditos: SkyCinema / Shutterstock.com

A Vara da Infância e da Adolescência de São Paulo determinou que o Google retire do ar diversos vídeos com desafios da internet em que usuários executam tarefas perigosas. A decisão, em caráter liminar, foi tomada pela juíza Cinara Palhares, a pedido do Instituto Dimi Cuida, criado em 2015 em Fortaleza-CE, após um jovem de 16 anos morrer ao praticar o “jogo do desmaio”.

Esses vídeos são muito assistidos por crianças e adolescentes que desejando se sobressair frente aos amigos ou mesmo ganhar fama na internet são instigados a reproduzir tarefas como atear fogo ao próprio corpo e promover a automutilação, inalar desodorante, colar dedos ou lábios com super bonder, entre outras provas nocivas para a saúde.

Um dos desafios mais famosos é o chamado “jogo do desmaio”, que consiste em provocar a perda abrupta da consciência de um amigo por meio de pressão provocada no tórax, cessando assim a oxigenação, o que pode levar a morte.

A Justiça, além da remoção dos vídeos, ordenou que o Google forneça os registros dos responsáveis pelos vídeos.

Com informações do UOL.

 

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA