Facebook agora vê a Apple como concorrente em apps de mensagens

Rede Social Facebook
Créditos: Wachiwit / iStock

Mesmo atuando em segmentos diferenciados, na última quarta-feira (27), durante divulgação de resultados financeiros , Mark Zuckerberg, cofundador e chefe do Facebook declarou, “Nós cada vez mais vemos a Apple como uma das nossas grandes concorrentes”. A afirmação está relacionada ao iMessage, o sistema de mensagem da Apple, que está presente em diferentes gagdets da companhia, como o iPhone e o MacBook e se baseia em números.

Se iPhone é o smartphone mais vendido dos EUA, e ele já vem com um app de mensagens nativo, isso reduz as chances de crescimento de outros aplicativos do gênero, como o WhatsApp e o Messenger. No mundo, o WhatsApp tem cerca de 2,3 bilhões de usuários; já a Apple não divulga detalhes sobre o iMessage. Só sabemos que há mais de 1,3 bilhão de aparelhos usando-o, como iPhones, computadores (com sistema macOS), tablets (com sistema iPadOS) e relógios (com sistema WatchOS).

Durante a divulgação do resultado financeiro Zuckerberg ainda afirmou que “A Apple tem todo o incentivo para usar a posição dominante da plataforma deles para interferir em como nossos apps e apps de outras empresas funcionam, que é o que eles regularmente fazem”.

As empresas também concorrem no ramo de games. A Apple tem o Arcade, um serviço de assinatura de games móveis, enquanto o Facebook tinha planos de levar o app Gaming para o iOS para distribuir joguinhos para smartphone. A Apple recusou o aplicativo inúmeras vezes, e agora ele está disponível apenas para visualizar conteúdos de streamers.

Outro ponto é o fato de a Apple ter adiado temporariamente uma funcionalidade do iOS 14 que pediria a permissão explícita das pessoas para acessar um identificador único, geralmente usado para criar o perfil de usuários para publicidade segmentada. De forma resumida, com isso ativado e com muitas pessoas se recusando a ceder as permissões, isso poderia prejudicar o Facebook.

Com informações do UOL


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA