Confirmando favoritismo Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado

Confirmando favoritismo Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado | Juristas
Crédito: diegograndi / istock senado

O senador Rodrigo Pacheco, do DEM, é o novo presidente do Senado. Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, o senador mineiro venceu a senadora Simone Tebet (MDB-MS) por 57 votos a 21. Ele vai presidir a Casa nos próximos dois anos.

O apoio do agora ex-presidente da Casa Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi fundamental para a eleição de Pacheco, dada a simpatia de líderes de diversos partidos pelo senador. Durante a sessão Alcolumbre, afirmou que durante o período em que esteve à frente da Casa encontrou resistência e dificuldade para garantir o equilíbrio entre os poderes e as instituições, segundo ele foram “Dois anos que exigiram tolerância, paciência, resiliência”.

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é o 68º presidente do Senado. Durante a campanha, ele defendeu o diálogo com o governo e em seu discurso, prometeu manter a independência do Senado. “Não haverá nenhum tipo de influência externa capaz de influenciar a vontade livre e autônoma dos senadores. A busca do consenso haverá de ser uma tônica, mas há instrumentos e procedimentos próprios da democracia para se extrair uma conclusão. A conclusão que advenha da vontade da maioria. Portanto, asseguro com toda a força do meu ser o meu propósito de independência em relação aos demais poderes, em relação às demais instituições”, assegurou.

Com informações do UOL.

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA