Portal lamenta a morte do jurista René Dotti

luto
Créditos: Oatawa | iStock

O Portal Juristas lamenta a morte do professor, advogado e jurista René Ariel Dotti, que faleceu na manhã desta quinta-feira (11), aos 86 anos, em Curitiba. O magistrado era titular de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Diante da perda, a seccional decretou luto oficial de três dias.

Reconhecido como um dos maiores advogados penalistas do Brasil, René Dotti formou-se em Direito pela UFPR e se destacou na luta contra a ditadura militar,  tendo atuado como defensor das liberdades e dos direitos fundamentais, além de contribuir para o ensino jurídico com diversos livros e pareceres. 

Na OAB exerceu diversos papéis tanto na seccional quanto em nível nacional. Foi conselheiro seccional nos anos 1960 e 1970 e integrou diversas comissões como a Comissão da Verdade no Âmbito da seção Paraná e a Comissão de Apoio à Criação do Tribunal Regional Federal no Estado do Paraná. No Conselho Federal, presidiu a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal e foi relator do anteprojeto de nova Lei de Imprensa.

Amante das artes, René Dotti estudou teatro na juventude, foi crítico literário e de teatro, tendo assumido a Secretaria de Cultura do Paraná  entre os anos de  1987 e 1991.

O Professor René Dotti, como preferia ser chamado, deixa esposa, filhas e netos.

Com informações da OAB.

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA