Justiça do DF nega pedido de academia para retorno de atividades durante lockdown

Justiça do DF nega pedido de academia para retorno de atividades durante lockdown | Juristas
Créditos: h4ckermodify / iStock

Negado o pedido de urgência feito por uma academia para poder exercer suas atividades comerciais durante a vigência do Decreto Distrital 41.849/2021, que determinou “lockdown” no DF em função do agravamento da pandemia de Covid-19. A decisão foi da desembargadora do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT.

No pedido a Academia Concept Ltda-ME, argumentou que o decreto, ao obrigar o fechamento das academias, viola o direito à saúde da população do Distrito Federal. Alegou que seu estabelecimento funciona de forma segura, atendendo todas as exigências sanitárias para não colocar em risco a saúde dos usuários. A empresa sustentou que a Organização Mundial da Saúde – OMS entende que a prática de exercícios físicos é de extrema importância durante a pandemia da Covid-19 e que, no decreto anterior – Decreto Distrital 41.824/2020 – a atividade desempenhada pelos profissionais de educação física foi considerada como essencial para a área de saúde.

Em sua decisão a relatora explicou que, conforme consta do contrato social da autora, as atividades que desempenha não se enquadram nas exceções previstas no artigo 3º do Decreto Distrital 41.849/2021, razão pela qual não podem ser exercidas. Ela ressaltou o momento delicado que o país enfrenta: “Não se discute a relevância das atividades desenvolvidas e ofertadas pela impetrante. Contudo, neste momento trágico de pandemia, todas as pessoas e instituições devem colaborar, fazendo sacrifícios em prol da coletividade. Não nos esqueçamos que o novo coronavírus já dizimou mais de 250.000 (duzentas e cinquenta mil) vidas em todo o território nacional, número este que, infelizmente, não está em tendência de queda.”

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA