PF prende hackers por vazamento em massa de dados de 220 milhões de brasileiros

Advogado questiona no CNJ a divulgação de dados processuais na internet
Créditos: peshkov | iStock

Dois hackers suspeitos de participação no maior vazamento de dados do Brasil, foram presos, nesta sexta-feira (19), pela Polícia Federal (PF).

Segundo as investigações, Marcos Roberto Correia da Silva (24), conhecido como “Vandathegod”, preso em Uberlândia, é responsável pela divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros (incluindo dados de falecidos).

Silva já tinha sido alvo de outras investigações policiais. Ele chegou a ser preso em novembro de 2019, na Operação Defaced, por suspeita de ter invadido os sites da Polícia Civil de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Tribunal de Justiça de Goiás e do Exército Brasileiro. Ele também foi denunciado por invasão a sistemas do Senado Federal, que ocorreu em agosto do ano passado, e é investigado pela invasão que expôs informações administrativas de ex-servidores e ex-ministros do TSE antes do 1º turno das eleições municipais de 2020.

O segundo hacker, Yuri Batista Novaes, conhecido como “JustBR”, foi preso em flagrante em Petrolina (PE) por posse ilegal de arma e, na casa dele, a Polícia Federal apreendeu 4 terabytes de dados, que agora serão periciados. De acordo com a investigação, Novaes teve participação na obtenção e divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros.

O megavazamento de dados foi revelado em janeiro pelo DFNDR lab, laboratório especializado em segurança digital da startup PSafe. Foram colocados à venda, em fóruns na internet, mais de 223 milhões de CPFs, e informações como nomes, endereços, renda, imposto de renda, fotos, além de mais de 40 milhões de números de CNPJ, com informações atrelados a eles.

Segundo a PF, parte dos dados foi ofertada gratuitamente por um usuário de um fórum, e o restante das informações ele colocou à venda, com pagamento em criptomoedas.

Com informações de Estadão e UOL.

 

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA