Certificação digital, como fazer da maneira correta e evitar erros

Data:

Conhecimento e pesquisa são ferramentas necessárias para ter uma boa experiência com a certificação digital

Certificado Digital E-CNPJ
Créditos: merznatalia / iStock

Fazer a certificação digital da maneira correta é essencial para que os processos transcorram com segurança, agilidade e praticidade. Planejamento, boa execução e constante revisão são atitudes aliadas do meio jurídico e que também devem estar presentes quando se trata da implementação dessa tecnologia. 

Ela funciona como a identidade digital de um negócio ou indivíduo e permite autenticar todo tipo de transação e atividade realizada na Internet - da assinatura de documentos ao acesso a serviços e portais restritos.

Logo, a certificação digital é uma verdadeira facilitadora das atividades profissionais, desde que seja devidamente implementada. Saiba como fazer a certificação digital do jeito certo:

Certificação Digital - Adquira o certificado digital correto

Não existe apenas um tipo de certificado digital. A variedade atende às demandas de diferentes indivíduos, empresas e setores. Escolher aquele que é ideal para o seu caso é primordial para evitar erros.

O mais comum entre os advogados é o certificado digital OAB, que nada mais é que um certificado digital do tipo E-CPF. Exclusivo para os profissionais cadastrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele permite dar andamento a processos, visualizar autos e realizar peticionamentos de forma eletrônica. 

Conheça os demais certificados disponíveis no mercado:

  • Certificado Digital OAB
  • Certificado Digital e-CPF
  • Certificado para o CRM Digital
  • Certificado Digital e-CNPJ
  • Certificado Digital para ME-EPP
  • Certificado Digital NF-e
  • Certificado para CT-e
  • Entre outros

Escolha a Autoridade Certificadora (AC)

A emissão do certificado digital é feita por uma Autoridade Certificadora (AC) oficial. 

Elas estão credenciadas na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil, entidade que autoriza a Autoridade Certificado (AC) a emitir o certificado digital, cumprindo os critérios de garantia, confiabilidade e validade jurídica da certificação. 

Adquira certificados digitais provenientes através da Juristas Certificação Digital

Vale ressaltar que qualquer organização pode criar sua própria ICP para uso interno, atuando como AC e emitindo certificados para aumentar a segurança das informações. Neste caso, não é preciso solicitar a certificação para as ACs autorizadas - porém, o certificado só terá reconhecimento dentro da própria empresa. 

Escolha o tipo de certificado ideal

A ICP-Brasil oferece duas categorias de certificado, A e S. Elas se subdividem em quatro: A1, A2, A3 e A4; S1, S2, S3 e S4.

O tipo A é usado para identificação e autenticação digital. Já o S é a opção adequada para atividades sigilosas, que necessitam de proteção extra a arquivos confidenciais. 

As principais características dos subtipos diferem no que diz respeito à geração de chaves, tamanho das chaves, armazenamento e validade. Veja a seguir:

Chave feita por Tamanho mínimo das chaves Armazenamento Validade
A1/S1 Software 1024 bits HD, pendrive 1 ano
A2/S2 Software 1024 bits Smart Card, token USB 2 anos
A3/S3 Hardware 1024 bits Smart Card, token USB 5 anos
A4/S4 Hardware 2048 bits Smart Card, token USB 6 anos

 

Apesar da variedade, os certificados A1 e A3 são os mais utilizados hoje em dia no Brasil. 

Apresente a documentação e faça a validação para obter sua certificação digital

A Autoridade de Registro (AR) solicita que o interessado apresente alguns documentos antes de conceder a certificação digital.

Antes da pandemia, era necessário comparecer pessoalmente às ACs para validar a certificação digital, mas, desde 2020, tanto na primeira emissão quanto na renovação, é possível realizar essa etapa por videoconferência, desde que possua biometria cadastrada na Autoridade Certificadora, no PSBio ou no Denatran.

Essa iniciativa ajudou a impulsionar o crescimento das emissões de certificados digitais no Brasil, que superaram 5,5 milhões emitidos em um único ano em 2020, de acordo com a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).

Após a validação, o certificado digital ficará disponível de imediato ou em algumas horas ou até mesmo dias, dependendo da categoria do certificado e da Autoridade Certificadora (AC) escolhida.

Antes de implementar a certificação digital no seu escritório de advocacia ou empresa, entre em contato via WhatsApp, clicando aqui, com a Juristas Certificação Digital para adquirir o certificado digital adequado para as suas necessidades. Assim, será possível evitar erros e ter uma experiência positiva rumo à transformação digital.  

*Artigo escrito em co-autoria com Carolina Peres

Certificado Digital E-CNPJ
Créditos: turk_stock_photographer / iStock

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJRN condena empresa por capitalização de juros em contrato verbal

A 2ª Turma da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a decisão da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal, que determinou a revisão do valor devido por uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, com a restituição do montante indevidamente pago referente aos juros de um contrato de empréstimo consignado. A empresa apresentou recurso, porém os desembargadores mantiveram a decisão inicial, que foi proferida em uma ação declaratória de inexistência de cláusula contratual com exibição de documentos, movida por uma cliente da recorrente.

Homem pagará pensão mesmo com DNA negativo até fim do processo de paternidade

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu que um homem registrado como pai, embora não seja o genitor biológico de uma criança, deve continuar pagando pensão alimentícia até que uma sentença reconheça formalmente a ausência de paternidade. A decisão destaca que, mesmo com um exame de DNA negativo, a obrigação alimentar não é automaticamente suspensa.

Farmácia de manipulação em Arapiraca-AL obtém autorização para comercializar remédios à base de cannabis

A 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, nesta quarta-feira (13), autorização para uma farmácia de manipulação em Arapiraca-AL comercializar remédios à base de cannabis. O juiz Manoel Cavalcante determinou que os órgãos de vigilância sanitária se abstenham de aplicar sanções administrativas.

Livelo é condenada por não creditar pontos a consumidor após promoção

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 4ª Vara Cível de Sorocaba, proferida pelo juiz Marcos José Corrêa, que condenou a empresa de benefícios Livelo S/A a contabilizar os pontos acumulados por um cliente após uma compra promocional e a indenizá-lo por danos morais devido à recusa no crédito do benefício. O valor da reparação foi reduzido para R$ 5 mil, e o colegiado também determinou o pagamento de R$ 374 a título de danos materiais.