Antirracismo é foco de Campanha Nacional dos Defensores Públicos

Data:

A Associação Nacional dos Defensores e Defensoras Públicos promoveu na manhã desta quarta-feira (31) pelo aplicativo Zoom, reunião virtual com os assessores (as) de comunicação das Associações Estaduais e Distrital e Defensorias Públicas.

Durante o encontro, houve troca de ideias e compartilhamento de experiências com vistas às ações de comunicação sobre a Campanha Nacional 2021, intitulada “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”.

O lançamento se dará de forma virtual no próximo dia 17 de maio, a partir de um vídeo conjunto da ANADEP e do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), com falas das presidentes Rivana Ricarte e Maria de Nápolis.

A Associação Paraibana dos Defensores Públicos (APDP), que tem à frente o defensor público Fábio Liberalino, está mais uma vez incorporada à iniciativa, voltada à promoção da igualdade étnico-racial.

As peças da Campanha a serem veiculadas nas mídias escrita, falada, televisionada, eletrônica, outdoor e busdoor trarão como mensagem-chave: Pela equidade no acesso a direitos e políticas públicas para pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais.

O objetivo é instigar  sociedade, Estado e imprensa, para que o antirracismo seja uma luta de todos e de todas, despertando a conscientização sobre a necessidade de formular e efetivar políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo estrutural e institucional.

Exclusão e desigualdade

Segundo o IBGE, há no Brasil mais de 210 milhões de pessoas. O povo negro corresponde à maioria da população, um percentual de 55,8%, enquanto os povos indígenas somam mais de 896 mil brasileiros (0,47%).

Apesar de representarem mais da metade da população brasileira, povos indígenas, negro (as), quilombolas e outros povos tradicionais são os segmentos mais excluídos e sofrem cotidianamente com as desigualdades quando se fala em acesso à educação, cultura, emprego, infância, moradia digna, postos de liderança, saneamento básico e saúde, além de serem impactados de maneir desproporcional pelos efeitos negativos dos problemas que o País enfrenta, por exemplo, nos temas da segurança pública, violências doméstica e obstétrica.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Descubra Portugal: Os 10 Melhores Destinos Turísticos para Visitar em 2024

Portugal, um país de rica herança histórica e belezas naturais impressionantes, é um destino que cativa turistas de todo o mundo. Neste artigo, exploraremos os melhores destinos turísticos que Portugal tem a oferecer, cada um com suas características únicas e atrações imperdíveis.

O que é Europass?

O Europass é uma ferramenta desenvolvida pela União Europeia com o objetivo de promover a clareza e a transparência das competências e qualificações dos cidadãos europeus. Essencial para aqueles que buscam oportunidades de trabalho ou educação em diferentes países do bloco, o Europass facilita a comunicação dessas informações de maneira padronizada e reconhecida internacionalmente.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.