Globo e Walcyr Carrasco são absolvidos em processo por plágio

Roteirista dos Trapalhões por mais de 30 anos não obtém vínculo de emprego com a Globo
Créditos: yavyav / shutterstock.com

Por decisão da juíza Thania de Carvalho Cardim, da 36ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a Rede Globo e o escritor Walcyr Carrasco foram absolvidos da acusação de plágio feita pela escritora Célia Moreira Mendes da Silva.

Célia cobrava uma indenização de R$ 500 mil alegando que a novela o “Outro Lado do Paraíso”, exibida em 2017, era um plágio do seu livro “Caminhos de Maria”. A escritora disse que tinha o sonho de ver sua obra adaptada para a televisão e que em janeiro de 2017 encaminhou o texto para o diretor de entretenimento de uma afiliada da emissora, esperando que fosse submetida à análise.

A escritora afirmou que, meses depois, quando a novela estreou no horário nobre, observou muitas coincidências com o seu trabalho. Segundo advogada representante de Célia, “Pegaram a obra da autora, extraíram suas ideias, personagens e ambientação e nem citaram o seu nome”, declarou

Ao se defender no processo, Carrasco, disse repudiar a acusação e afirmou que as histórias são bastante diferentes e que nunca recebeu o tal livro. “Chegam a ser simplórias as ‘semelhanças’ apontadas entre os roteiros”, afirmou, citando o fato de existirem triângulos amorosos nas duas obras, cenários idílicos e situações de vingança e perdão.

A Globo também refutou a acusação. Disse que a autora não conseguia provar sequer que a emissora teve acesso prévio ao seu livro.

A Juíza afirmou que as diferenças entre os personagens das obras são evidentes, “assim como o enredo, a temporalidade, as paisagens, os locais, as ambientações, e as descrições de cenas”. O laudo pericial foi utilizado por Cardim para embasar a sentença. Cabe recurso à decisão.

Com informações da Folha.

 

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA