Site do STF está fora do ar e pode ter sofrido ataque

Site do STF está fora do ar e pode ter sofrido ataque | JuristasO site oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) está fora do ar desde a manhã da última quinta-feira (6). De acordo com a nota de esclarecimento divulgada, o STF identificou um acesso fora do padrão em seu portal e para garantir a segurança das informações, o site foi retirado do ar para usuários externos e foram iniciadas análises em diversas de suas páginas. A equipe técnica trabalha para retomada gradual dos serviços a partir desta sexta (7).

Como o Tribunal não conseguiu identificar se esses acessos eram feitos por robôs usados de maneira lícita por entidades, empresas e profissionais ligados ao Direito para capturar dados públicos sobre processos, ou se erram realizados por cibercriminosos, decidiu adotar protocolos de segurança para proteger os dados do sistema, tirando a página do ar.

A nota diz ainda que,  “O acesso fora do padrão foi contido enquanto ainda estava em andamento e, segundo informações preliminares, somente dados públicos ou de características técnicas do ambiente foram acessados, sem comprometimento de informações sigilosas”, diz a nota.

A interrupção deve resultar no prolongamento de prazos processuais e no adiamento da sessão do plenário virtual que estava marcada para se encerrar nesta sexta-feira (7). “O STF lamenta eventuais transtornos causados a cidadãos, operadores do direito, jornalistas, entidades e empresas em razão da interrupção momentânea do serviço, mas ressalta absoluto compromisso com a transparência e a segurança da informação”, diz a nota.

Segundo a versão oficial, não houve tentativa de “sequestro” dos sistemas do Supremo, como ocorreu com o Superior Tribunal de Justiça em novembro do ano passado, mas somente uma tentativa de extração de dados públicos muito acima do normal, o que disparou os alertas de segurança.

A nota pode ser acessada no link, por meio do qual também é possível acesso ao sistema de peticionamento eletrônico da Corte, que permite o acesso das partes aos autos dos processos.

Com informações do Supremo Tribunal Federal.

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA