OAB vai pedir afastamento de Marcelo Bretas

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)Em minuta a ser apresentada na próxima segunda-feira (7), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai pedir ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o afastamento do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro e responsável pelos processos da Operação Lava Jato no estado.

O requerimento, que está sendo preparada pelo procurador de prerrogativas Alex Souza de Moraes Sarkis, pede o afastamento de Bretas com a justificativa de que é necessário para que os fatos divulgados pela revista Veja sejam devidamente apurados. Nesta semana, a VEJA mostrou detalhes do acordo de delação fechado pelo advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no qual ele acusa o magistrado de cometer atos ilícitos durante o processo.

Os documentos revelam que Bretas se comportou como um policial, promotor e juiz. ao participar diretamente da negociação de penas e orientação de advogados. Tal qual o ex-juiz Sergio Moro, ele combinava estratégias com o Ministério Público e chegou a pressionar investigados.

Marcelo Bretas ficou conhecido pela atuação na Lava Jato e esteve à frente dos processos que levaram à prisão do ex-presidente Michel Temer, do ex-governador Sérgio Cabral e do empresário Eike Batista.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA