Para especialista, decisão do STJ sobre recuperação judicial se reflete no mercado de crédito

Recuperação judicial
Imagem meramente ilustrativa – Créditos: juststock / iStock

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento do Agravo em Recurso Especial 1.416.296/SP, no último mês, concluiu que os créditos garantidos por alienação fiduciária de imóvel pertencente a terceiros, conforme disposto no art. 49, § 3°, da Lei 11.101/2005, possuem natureza extraconcursal. Ou seja, o crédito com garantia de alienação desse tipo de bem não se sujeita aos efeitos da recuperação judicial.

Tal entendimento se mostra de relevante importância para o mercado de crédito é o que afirma, Rodrigo Pereira Cuano, especialista do escritório Reis Advogados (SP) em Direito Processual Civil e Reestruturação e Recuperação de Empresas.

Para ele o entendimento do tribunal reflete diretamente sobre este mercado, já que permite aos credores o prosseguimento de seus processos com a consequente excussão da garantia.Um ponto importante é que, sendo a garantia prestada por terceiro, o juízo recuperacional não terá competência para decidir quanto à destinação dela”, explica o advogado.

Cuano salienta que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) já se pronunciou no mesmo sentido no julgamento do Agravo de Instrumento n° 2085011-65.2020.8.26.0000. Nesse caso, a recuperanda buscou suspender o procedimento de consolidação de propriedade de imóvel alienado fiduciariamente a um credor sob o argumento de que ele seria locado e o produto da locação revertido para a sua recuperação judicial.

O TJSP, reformando decisão de primeira instância, considerou que o imóvel pertence a terceiros e, por isso, falta interesse processual das recuperandas para defendê-lo e competência do Juízo da Recuperação para decidir sobre a constrição do bem que não é atingido pela recuperação.

Com informações de assessoria.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA