Organização Mundial alerta sobre o aumento no número de crianças trabalhando

MPT lança campanha contra à exploração do trabalho infantil
Créditos: 271 EAK MOTO / shutterstock.com

Com a divulgação do aumento no número de crianças trabalhando em todo o mundo, a Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), tem alerdado a sociedade sobre a fundamental importância de denunciar casos de exploração de trabalho infantil que podem ser feitas através do número Disque 100.

De acordo com a Coordenadoria, em Teresina, a população também pode entrar em contato com o Conselho Tutelar mais próximo ou solicitar orientação em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Recentemente divulgado, o relatório “Trabalho infantil: estimativas globais 2020, tendências e o caminho a seguir” aponta que o número de crianças nessa situação, no mundo, subiu para 160 milhões — um aumento de 8,4 milhões nos últimos quatro anos.

No Brasil, dados do IBGE (2019) mostram que 4,6% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade estavam em trabalho infantil. E, que o trabalho infantil tem uma relação direta com a evasão escolar, ou seja, crianças e adolescentes que abandonam a escola, além das que não conseguem aprender por estarem cansadas ou machucadas em decorrência do trabalho. Ao comprometer a educação, há a restrição de direitos e limitação das oportunidades futuras, o que leva a um ciclo vicioso intergeracional da pobreza e do trabalho infantil.

Com informações do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí .


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA