Justiça Federal do DF absolve Lula e Gilberto Carvalho na Operação Zelotes

Decisão sobre Lula na ONU pode ficar para 2020
Créditos: Avosb | iStock

A 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal absolveu o ex-presidente Lula e o ex-ministro Gilberto Carvalho de acusações na Operação Zelotes. A decisão foi do juiz Frederico Botelho de Barros Viana, para o magistrado a acusação pretendida pelo Ministério Público Federal (MPF) careceu de elementos.

No processo (1018986-72.2018.4.01.3400), Lula era acusado, junto com os outros cinco réus, de participar de um suposto esquema de corrupção para editar uma Medida Provisória (MP) com benefícios fiscais a montadoras de automóveis. “Não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas a demonstrar a existência de ajuste ilícito entre os réus para fins de repasse de valores em favor de Lula ou Gilberto Carvalho”, concluiu o juiz.

Deflagrada em 2015, a Operação Zelotes tinha diversos braços que analisavam não apenas a investigação sobre a edição de MPs beneficiando montadoras automobilísticas, como um polo de investigação no Conselho de Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão administrativo ligado ao Ministério da Economia que julga cobranças tributárias feitas pela Receita Federal.

Havia a suspeita de que conselheiros deste tribunal administrativo promoviam a venda de sentenças em favorecimento a contribuintes com causas relevantes no tribunal. Este braço da investigação continua em aberto.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA