Presidente da CPI da Covid-19 dá ordem de prisão para Roberto Dias durante depoimento

Investigado tem direito de não comparecer à CPI
Créditos: kynny | iStock

O presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), deu voz de prisão para o ex-diretor de Logística, Roberto Dias durante depoimento, nesta quarta-feira (7). A decisão foi tomada porque Aziz considerou que Dias havia mentindo reiteradamente à CPI, ao afirmar, por mais de uma vez que não teve responsabilidade na negociação da vacina indiana Covaxin.

Aziz alegou prisão em flagrante para falso testemunho. “O depoente vai ser recolhido pela Polícia do Senado. Ele está mentindo desde cedo e tem coisas que não dá para admitir. Chamem a Polícia do Senado”, proferiu Aziz.

Houve discussão entre os parlamentares. Senadores de governo se manifestaram contra e parlamentares de oposição pediram para que o presidente revisse a decisão. Eles ponderaram que outros depoentes não tiveram a mesma sentença. Aziz, porém, manteve-se firme.

“Temos 527 mil mortos e os cara brincando de negociar vacina. Por que que ele não teve esse empenho pra comprar que era de responsabilidade deles naquela época. Por quê? Ele está preso por mentir e se eu estiver tendo abuso de autoridade, que advogada dele ou qualquer outro senador me processe, mas ele vai estar detido agora pelo Brasil. Nós não estamos aqui pra brincar não, para ouvir historinha de servidor que pediu propina. Isso que está acontecendo não vai acontecer mais. E todo depoente que estiver aqui, que achar que pode brincar, terá o mesmo destino dele e que recorra na justiça, mas ele está preso e a sessão está encerrada.

Após o encerramento da sessão, em coletiva, o vice-presidente da Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que após pagamento de fiança Dias deve ser solto e completou “agora não cabe mais à CPI”.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA