Família processa Tesla, autopilot teria causado a morte do filho

Estrangeiro poderá permanecer no Brasil por motivo de reunião familiar mesmo com visto vencido
Créditos: garloon / Envato Elements

Uma família californiana está processando a Tesla, com a alegação de que o sistema Autopilot foi o responsável pela morte do filho, Jovani, de 15 anos de idade. Segundo eles um veículo da marca com o Autopilot ligado bateu na picape onde estava seu filho.

A colisão aconteceu em agosto de 2019, Na ocasião ele e seu pai, Benjamin Maldonado, voltavam de um campeonato de futebol. O jovem, que estava sem cinto de segurança, acabou sendo arremessado para fora do veículo após a batida com um Tesla Model 3, que estava a mais de 100 km/h, e morreu no local.

Segundo o pai, ele havia ligado a seta para a direita no meio da rodovia em seu Ford Explorer, mudou de pista e segundos depois foi atingido por um Model 3 com o Autopilot habilitado a cerca de 100 km/h. Um vídeo de seis segundos gravado pelo Tesla mostra que nem o sistema e nem o proprietário tentaram desacelerar o veículo antes do impacto.

Essa não é a primeira vez que um acidente fatal acontece com envolvimento do sistema Autopilot da Tesla. Em 2018, uma investigação apontou que um veículo da marca desviou em direção a uma barreira de concreto enquanto o sistema de piloto automático estava acionado. Havia apenas uma pessoa no carro, que acabou morrendo.

De acordo com o Departamento Nacional de Segurança de Tráfego nas Estradas (NHTSA) dos Estados Unidos, pelo menos dez pessoas já perderam a vida em acidentes envolvendo veículos da Tesla com o sistema Autopilot ativado.

O Autopilot é um sistema de direção baseado em câmeras e sensores para auxiliar o motorista a prevenir acidentes. Sua autonomia, entretanto, não garante a segurança completa ainda, apesar de executivos da marca depositarem confiança no sistema.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA