“Bebê” da capa do ‘Nevermind’ acusa a banda Nirvana de ‘exploração sexual’

"Bebê" da capa do ‘Nevermind’ acusa a banda Nirvana de ‘exploração sexual’ | JuristasPrestes a fazer 30 anos, clássico álbum “Nevermind” da banda Nirvana, virou polêmica. Spencer Elden – o “bebê” aparece nadando nu em direção a uma nota de um dólar presa num anzol, na capa do álbum, decidiu processar a banda por exploração sexual. Segundo ele o ensaio que deu origem à capa foi feito sem seu consentimento, quando tinha quatro meses de vida.

De acordo com os advogados que representam Elden, ele relata ter sofrido “danos ao longo da vida”, incluindo “sofrimento emocional extremo e permanente com manifestações físicas”. Eles reforçam que a nota de dólar ao seu lado na foto ainda o caracterizaria como “trabalhador sexual” e alegam que na época, os pais do cliente não assinaram autorização de direito de imagem e receberam 250 dólares para o ensaio, feito pelo fotógrafo Kirk Weddle, que era amigo do pai de Elden.

No processo, Elden pede uma indenização de pelo menos US$ 150 mil de cada um dos 15 réus, que incluem os integrantes da banda, Krist Novoselic (baixista) e Dave Grohl (baterista), além da viúva de Kurt Cobain, a cantora e atriz Courtney Love, e das gravadoras que lançaram ou distribuíram o álbum nas últimas três décadas.

Embora esteja processando a banda pela imagem, Spencer Elden aceitou refazer a imagem algumas vezes: a segunda foi em 2001, quando refez a cena para a revista Rolling Stone, posou pela terceira vez em 2008 e em 2016, o jornal New York Post, fez um especial para o aniversário de 25 anos do álbum e Spencer foi mais uma vez o modelo.

Em setembro o “Nevermind”, completa 30 anos de lançamento. O álbum vendeu mais de 35 milhões de cópias e foi classificado entre os maiores de todos os tempos por revistas como Rolling Stone e Time.

Com informações do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA