JFPE autoriza operação que investiga suposta organização criminosa de operações financeiras clandestinas

organização criminosa
Créditos: garloon / Envato Elements

A 13ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) autorizou o cumprimento, por parte da Polícia Federal (PF), de dez mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais e comerciais dos investigados no âmbito da segunda fase da “Operação Amphis”, que apura suposta organização criminosa voltada à esquema de operações financeiras clandestinas, nomeadamente intituladas de dólar-cabo, através da evasão de divisas, além da prática de outros delitos, tais como lavagem de dinheiro, falsificação de documentos públicos e particulares e seu uso. Também foi autorizado o sequestro de bens, bloqueio de valores e afastamento dos sigilos bancário e fiscal.

De acordo com a JFPE, as medidas objetivam localizar e apreender vestígios complementares dos pretensos ilícitos, desarticular o possível grupo delituoso, fazer cessar a prática criminosa de efeitos extremamente deletérios à sociedade e repercussão em diversas unidades da federação e em outro país, além de salvaguardar valores suficientes para eventual restituição ao erário.

A investigação teria revelado que o pretenso grupo, com atuação em Pernambuco e em outras unidades da federação, além da Flórida, nos Estados Unidos da América, através de um sofisticado esquema de operações de natureza financeiras restritas a instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil, movimenta, de forma ilegal, grandes somas de dinheiro entre o Brasil e o exterior, envolvendo ampla rede internacional de “doleiros”. Para tanto, os agentes se utilizam de identidades forjadas, contas bancárias sob a titularidade de pessoas físicas e jurídicas fictícias e “laranjas”.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA