Justiça mato-grossense entende que inadimplência tributária não pode impedir emissão de notas fiscais

Clínica
Créditos: Michał Chodyra / iStock

A 1ª Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), entendendo que contribuintes não podem ser impedidos de emitir nota fiscal por inadimplência com o fisco municipal pois afronta a Constituição, reafirmou o direito de uma empresa de vistoria veicular de produzir seus comprovantes fiscais.

De acordo com o processo (1001176-81.2018.8.11.0002), em meados do mês de janeiro de 2018 a empresa foi surpreendida com o bloqueio da emissão de notas fiscais, descobrindo-se, posteriormente, que o impedimento se deu como forma de obrigá-la ao pagamento da parcela de um acordo de débitos fiscais firmado no ano anterior.

Corregedoria do TJPB - Tribunal de Justiça da Paraíba
Créditos: Pattanaphong Khuankaew / iStock

O juiz na primeira instância considerou que tal medida ofende a garantia constitucional da livre iniciativa e do livre exercício da atividade econômica, previstos nos artigos 1º, inciso IV, e 170, caput e parágrafo único da Constituição Federal. Isso porque ao restringir a emissão de notas fiscais em razão da existência de débitos fiscais, impossibilitou o livre exercício das atividades profissional do contribuinte.

Inconformada os representantes da prefeitura de Várzea Grande ingressaram com recurso em Segunda Instância.

O relator da ação apelativa, Yale Sabo Mendes, reforçou que foi possível averiguar a existência de ofensa a direito líquido e certo da empresa Impetrante. “Frise-se que, o fato de o contribuinte se encontrar inadimplente não pode servir de fundamento para suspender a emissão de Nota Fiscal, sob pena de impedir o exercício regular de sua atividade empresarial”, ponderou o relator acompanhado pelos representantes da Câmara julgadora, que mantiveram a decisão do juiz.

Com informações do Tribunal de Justiça do Mato Grosso.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA