Justiça notifica Fernando Cury por importunação sexual na Alesp 6 meses após determinação

mulher
CréditoS: Asiandelight | iStock

Na última sexta-feira (15), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) notificou o deputado Fernando Cury (Cidadania) sobre a acusação de importunação sexual contra a também deputada Isa Penna (PSOL) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A notificação judicial ocorre seis meses após a determinação.

Cury foi flagrado apalpando Isa em sessão da Alesp, no dia 17 de dezembro de 2020. As imagens internas da Alesp mostram o momento em que o parlamentar passa a mão na lateral dos seios da deputada, quando faz menção em abraçá-la pelas costas.

Importunação sexual - estupro coletivo
Créditos: Andrey Popov | iStock

A deputada Isa Penna registrou um boletim de ocorrência contra o deputado estadual por assédio sexual. Na época, o Conselho de Ética do Cidadania chegou a recomendar a expulsão de Cury. O deputado foi denunciado pelo Ministério Público, em março.

Além da denúncia criminal, o deputado foi suspenso por 119 dias pelo Conselho de Ética da Alesp. A pena depois foi aumentada para 180 dias pelo colégio de líderes a Assembleia.

Município é condenado por assédio moral após transferir trabalhadora que discutiu com prefeito
Créditos: r.classen / Shutterstock.com

Mesmo com o caso e a repercussão, em agosto, o deputado ganhou um novo cargo, sendo eleito membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Estado (Condeca-SP). No entanto, doze dias depois ele foi impedido de ocupar a cadeira, por determinação da do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Ele voltou aos trabalhos em seu gabinete no último dia 5 de outubro.

Com informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA