Corte colombiana autoriza eutanásia para mulher com doença degenerativa não terminal

Previdenciário: TRF2 garante pensão por morte a filha inválida
Créditos: Africa Studio / Shutterstock.com

A justiça colombiana autorizou, na última quarta-feira (27), a eutanásia de uma mulher de 51 anos, que sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa incurável. Com a decisão, Martha Sepúlveda pode se tornar a primeira pessoa a receber o procedimento no país sem ter uma doença terminal.

Martha teve a eutanásia inicialmente autorizada por se tratar de uma paciente com “enfermidade incurável avançada”, “sintomas físicos e/ou psicológicos que geram sofrimento” e “capacidade de tomada de decisão”, assinalou o Incodol (Instituto Colombiano de Dor).

Menino receberá pensão por morte da avó
Créditos: Katarzyna Bialasiewicz | iStock

O procedimento estava marcado para o dia 10 de outubro, mas foi cancelada dois dias antes da data agendada, por determinação “unânime” da comissão médica que antes a havia aprovado.

Em sua justificativa, o Incodol alegou que a paciente evidenciou “uma funcionalidade maior do que a reportada” por ela mesma e seus familiares, na entrevista exibida na Caracol sobre o caso, segundo o texto divulgado por seus parentes na época.

TRF2 garante pensão por morte a companheira que comprovou união estável
Créditos: Billion Photos / Shutterstock.com

Em uma carta, Marta agradeceu ao juiz da 20ª Vara Cível de Medellín “por ter protegido meus direitos fundamentais violados”. Ela ainda não decidiu quando o procedimento seja realizado, mas seus representantes judiciais disseram que a data não será divulgada porque ela decidiu mantê-la privada.

Na Colômbia, a eutanásia foi descriminalizada em 1997, mas só se tornou lei em 2015. Desde então, 157 procedimentos foram realizados.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA