Idosa que caiu com veículo em bueiro deve ser indenizada por omissão municipal

acidente de carro sem vítima
Créditos: Kadmy | iStock

A Justiça condenou o Município de Porto Velho (RO) a indenizar, por danos morais, uma idosa que sofreu lesões na perna esquerda e em outras partes do corpo, ao cair com o seu veículo em um bueiro. A decisão foi do juiz Johnny Gustavo Clemes, titular do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho.

Segundo os autos do processo (7046897-43.2021.8.22.0001), o fato ocorreu no dia 19 de abril de 2018, no período da noite, segundo ela, por que a Administração Municipal não providenciou o reparo necessário no bueiro, nem sinalizou o local.

Idosa que caiu com veículo em bueiro deve ser indenizada por omissão municipal | Juristas
Créditos: littleny / Shutterstock.com

Com relação ao dano moral ficou comprovada a omissão do Município ao deixar o bueiro parcialmente aberto, dando causa ao acidente, ocorrido no período noturno, o que dificulta a visualização; além disso a mulher sofreu por ficar presa, correndo risco de ter a perna esquerda amputada, sendo necessário a utilização de serra pelos Bombeiros para retirar a tampa do bueiro.

No mais, segundo o magistrado, “a requerente teve afetada sua incolumidade física, que é inerente à dignidade do indivíduo e, ainda que não seja de grandes repercussões, ocorreram lesões físicas capazes de fugir à normalidade e interferir no cotidiano da Requerente de forma a desequilibrar seu bem-estar”.

Acidente
Créditos: Susan Vineyard / iStock

Já em relação ao dano material, a requerente não juntou aos autos processuais documentos necessários para a comprovação do dano.

Em sua decisão, o juiz Johnny Gustavo Clemes, determinou que o Município de Porto Velho pague 5 mil reais pelo dano causado à mulher. O valor monetário terá a incidência de juro de 1% ao mês.

sem justa causa
Créditos: LIgorko | iStock

Para o magistrado , o valor monetário da indenização mostra-se suficiente para reparar o dano moral sofrido pela autora da ação, assim como inibir o Município de Porto Velho a omitir-se quanto a outros fatos semelhantes.

Com informações do Tribunal de Justiça de Rondônia.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA