TJSC decide que veto de professores, com 60 anos ou mais, em processo seletivo é legal

professor de rede pública
Créditos: DONGSEON_KIM | iStock

Foi negada, pela 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a tutela de urgência para a inscrição de um professor, com mais de 60 anos, em processo seletivo de município da Grande Florianópolis. Em razão da pandemia da Covid-19, o edital proíbe que candidatos, com essa idade ou mais, participem da seleção.
Descontente com o impedimento de sua participação no processo seletivo, um professor acionou a justiça, defendendo que o edital afronta o artigo 27 da Lei n. 10.741/2003 – Estatuto do Idoso.

reitor
Créditos: Pannawat | iStock

O juízo de 1º grau indeferiu o pedido e ele recorreu ao TJSC. Para não perder o prazo de inscrição, o docente impetrou mandado de segurança contra ato do prefeito e do secretário municipal de Educação, com pedido de tutela de urgência, para realizar a inscrição diante da suposta ilegalidade, defendendo provimento do recurso e reforma integral da decisão proferida na comarca.

Lei sobre contratação de professores temporários na rede pública de Mato Grosso do Sul é questionada no STF
Créditos: stockce | iStock

De acordo com o relator, desembargador Jorge Luiz de Borba, o momento foge ao contexto normal e não há como garantir integralmente a saúde desses professores, que devem resguardar-se em suas residências até que a situação esteja controlada. “Ora, não é razoável obrigar o administrador a expor professores temporários pertencentes ao grupo de risco, de modo que, aparentemente, a limitação de participação no certame é legítima”, anotou o relator em seu voto.

Município deve indenizar professora por queda em escola
Créditos: sergign / Shutterstock.com

Por unanimidade o colegiado entendeu que, situações adversas demandam soluções diferenciadas e, de acordo com o fato concreto, a situação exposta não acarreta violação aos princípios constitucionais.

Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA